Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI lançará Guia de Fontes Científicas

UFPI lançará Guia de Fontes Científicas

guia_de_fontes.jpg

Está na reta final a elaboração do Guia de Fontes Científicas da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que trará nomes, contatos e informações sobre linhas de pesquisa, desenvolvidas por docentes da instituição. A proposta é colaborar com o trabalho de jornalistas piauienses e de outros estados em obter fontes qualificadas para conceder entrevistas, esclarecendo ao público temas diversos tratados na imprensa. A publicação é uma iniciativa da Superintendência de Comunicação da Universidade e será lançada em breve.

A ideia de reunir em um guia alguns dos melhores pesquisadores em atuação no Piauí é uma forma de atender melhor, democratizar e publicizar o acesso de jornalistas às fontes da UFPI, seguindo também o exemplo de outras instituições federais de ensino superior.

O Guia estará disponível em dois formatos. O impresso, com uma tiragem limitada; e o online, que vai permitir revisões, atualizações e a inclusão de novas fontes conforme o aparecimento de demandas. No Guia online, a localização de fontes será feita pela busca do nome do pesquisador e também por palavras-chave relacionadas ao tema que o jornalista deseja discutir ou à pesquisa desenvolvida pelo professor.

O ponto de partida para elaboração do Guia é a coleta de dados, que ocorre por meio de chamadas pelo sistema de e-comunicação da UFPI. Até agora, houve três chamadas. A primeira contou com a contribuição de 151 pesquisadores; a segunda chamada, mais 120 professores; e a terceira incluiu 110 novas fontes. Já a etapa de compilação das informações envolve consultas à Plataforma Lattes, base de dados organizada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq), que congrega currículos de pesquisadores e professores das instituições de ciência e tecnologia.

A participação dos pesquisadores da UFPI no Guia de Fontes é voluntária. Professores que ainda não tiveram tempo e oportunidade de encaminhar seus dados à publicação ainda podem participar. Está em curso uma nova chamada pelo sistema e-comunicação. Basta responder as perguntas o mais completo possível e encaminhar as respostas para o e-mail comunicaçã.

Até o momento, o Guia de Fontes da UFPI conta com aproximadamente 450 nomes de pesquisadores. A meta é incluir o máximo de fontes possível de modo a oferecer aos jornalistas pesquisadores com expertise para debater os temas mais contemporâneos e desafiadores, que demandem esclarecimento nos meios de comunicação.

“A UFPI espera, assim, por meio deste guia, poder contribuir para a Política Pública de Comunicação e garantir, por meio de publicações na imprensa, a apropriação social ampla dos benefícios da ciência, da tecnologia e da inovação em todos os campos do conhecimento”, enfatiza a Superintendente de Comunicação da UFPI, Profa. Dra. Jacqueline Dourado.