Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI assina acordo de cooperação com a Polícia Técnico-Científica do Piauí

UFPI assina acordo de cooperação com a Polícia Técnico-Científica do Piauí

DSC 0340

Acordo prevê cooperação mútua entre UFPI e Polícia Técnico-Científica do Piauí

Com o intuito de proporcionar o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas para estudantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e disponibilizar equipamentos de ponta à Polícia Técnico-Científica do Estado do Piauí, realizou-se na tarde desta quarta-feira (14), a assinatura de termo de cooperação entre as duas instituições. O encontro aconteceu no gabinete da reitoria.

Na ocasião, estiveram presentes o Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; o Pró-Reitor de Planejamento, Prof. Dr. André Macedo; o Secretário de Segurança Pública do Piauí, Capitão Fábio Abreu; o Diretor Geral do Instituto de Polícia Técnica e Criminal da Policia Civil, Dr. Antônio Nunes e o Coordenador Estadual do Instituto de Medicina Legal do Estado do Piauí (IML), Dr. Marcos Antônio de Araújo.

DSC 0366

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes

Segundo o reitor, Prof. Dr. José Arimatéia, estudantes dos cinco câmpus serão beneficiados com a cooperação. "A parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Piauí, mais precisamente com o Departamento da Polícia Técnico-Científica do Piauí renderá saldos positivos para ambos os lados. Além disso, é preciso destacar a doação de cadáveres, por parte do Instituto Médico Legal, com o objetivo de auxiliar estudantes dos cursos de medicina da UFPI", afirmou.

DSC 0357

Secretário de Segurança Pública do Piauí, Capitão Fábio Abreu

O Secretário Fábio Abreu conta que a parceria já existia anteriormente, porém em caráter informal. "Nós sempre tivemos o apoio da universidade em relação ao uso de laboratórios, mas era necessário oficializar a parceria. Em consequência, nós relatamos um convênio que consiste no suporte recíproco entre as instituições. Os alunos de Medicina não só de Teresina, mas dos câmpus no interior poderão acompanhar e auxiliar pesquisas em necropsia", pontuou.

DSC 0352

Para o Coordenador do IML, Dr. Marcos Antônio de Araújo, o convênio amplia a capacidade de conceder respostas à justiça. "A cooperação possibilitará o acesso à estrutura da UFPI, por meio do uso de laboratórios, equipamentos como microscópio eletrônico de varredura e apetrechos indispensáveis para a solução de diferentes casos", finalizou.

DSC 0364

Reitor e Pró-Reitor de Planejamento da UFPI ao lado de representantes da segurança pública do Piauí