Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI, UESPI e IFPI firmam parceria com a FADEX para desenvolvimento de pesquisas

O Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, reuniu-se na manhã de hoje (14) com o Presidente da Fundação Cultural de Fomento à Pesquisa, Ensino e Extensão (FADEX), Prof. Dr. Lívio César Cunha; e os Reitores da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e do Instituto Federal do Piauí (IFPI),  Prof. Dr. Nouga Cardoso Batista e Prof. Dr. Paulo Henrique Gomes de Lima, respectivamente, para tratar de uma parceria entre as três instituições de ensino.

A reunião também contou com a participação do Assessor do Governo do Estado do Piauí e representante das câmaras setoriais, Sr. Sérgio Vilela, assim como a Coordenadora do Núcleo de Estudos Estratégicos (NEE), Profa. Dra. Romina Paradizo, núcleo responsável por coordenar os estudos relativos aos setores produtivos para apoiar as ações governamentais junto às câmaras setoriais utilizando o capital intelectual das três IES do estado. Na oportunidade, ficou acordado que a FADEX trabalhará em conjunto com os três estabelecimentos de ensino, apoiando e dando suporte para pesquisas realizadas em ambas as instituições.

IMG 7652

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes

Em seu pronunciamento, o Reitor da UFPI pontuou que com a nomeação do presidente da FADEX, vários projetos de pesquisa conseguiram se desenvolver. "As últimas mudanças da FADEX vieram para revolucionar a Fundação, e em pouco tempo já conseguimos a aprovação com o conselho diretor para fazer com que ela interaja com outras instituições", relata.

IMG 7623

Presidente da FADEX, Prof. Dr. Lívio César Cunha

Segundo o Presidente da FADEX, Prof. Dr. Lívio César Cunha, o trabalho de parceria entre as instituições trará bons frutos para o Estado. "O IFPI, a UESPI e a UFPI são as maiores instituições de pesquisa do Piauí. Com essa parceria, nós poderemos formar equipes de pesquisadores para tocar vários projetos que o nosso Estado precisa e merece para se desenvolver", declara.

IMG 7636

Prof. Dr. Paulo Henrique Gomes de Lima, Reitor do Instituto Federal do Piauí (IFPI)

O Reitor do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Prof. Dr. Paulo Henrique Gomes de Lima, cumprimentou os presentes e agradeceu a oportunidade. "Para nós é um apoio. Tenho certeza que só temos a ganhar com isso, e que faremos todo esforço possível para o desenvolvimento do Estado", diz.

IMG 7643

O Reitor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Prof. Dr. Nouga Cardoso Batista, falou sobre a importância dessa parceria interinstitucional. "É uma alegria muito grande termos sido convidados pela FADEX e pela UFPI à ingressar nessa parceria como instituições que vão ser apoiadas pela Fundação. Essa oportunidade de unir as três instituições em uma instituição única, séria, dá uma segurança muito grande para nós dirigentes", finaliza.

Confira mais fotos:

IMG 7662