Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI promove palestra sobre o Diagnóstico de Câncer

UFPI promove palestra sobre o Diagnóstico de Câncer

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) promoverá hoje (13), às 16h, no Auditório do Departamento do curso de Física, localizado no Centro de Ciências da Natureza (CCN) do Campus Ministro Petrônio Portella, a palestra intitulada "Diagnóstico de Câncer e Caracterização dos Processos de Envelhecimento Cutâneo in vivo e em tempo Tempo Real: Biópsia Óptica".

A espectroscopia Raman apresenta-se como uma técnica inovadora, com múltiplas aplicabilidades e com altas perspectivas para fornecer importantes informações diagnósticas sobre um determinado tecido ou fluído, visto que, investiga os constituintes moleculares das amostras, permitindo detectar modificações na bioquímica molecular que ocorrem em presença de patologias.

A palestra que será ministrada pelo professor da Universidade do Vale do Paraíba, Dr. Airton Abrahao Martin, visa apresentar algumas aplicações da espectroscopia Raman para o diagnóstico de câncer. Além disso, algumas aplicações serão ilustradas no estudo dos processos de envelhecimento cutâneo, efeito da irradiação da luz infravermelha na pele humana, estudo de produtos de glicação avançada (AGEs), entre outros.