Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Artigos e premiação marcam a presença da UFPI no Congresso Nacional da Intercom 2016

Entre os dias 05 e 09 de setembro, estudantes do Curso de Comunicação Social e Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Piauí (UFPI) marcaram presença no XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação realizado pela Intercom. O evento, que reúne pesquisadores do âmbito da comunicação, tem por intuito estimular a discussão acadêmica, além de fomentar a divulgação de pesquisas científicas da área. O encontro foi sediado na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP).

A participação aconteceu, por meio da submissão de 14 artigos. Os trabalhos se dividiram em três provenientes da graduação e enviados ao espaço “Intercom Júnior”. A seção se destina a acolher pesquisas desenvolvidas no decorrer ou após a conclusão de curso. Enquanto, os outros onze artigos foram submetidos à área “Grupos de Pesquisa (GPs)”. O segmento é responsável por abrigar pesquisas oriundas da pós-graduação. Os GPs são ainda fragmentados em oito divisões temáticas que consideram o campo de estudo da comunicação.

WhatsApp Image 2016 09 09 at 21.16.27

Grupo de pesquisadores da UFPI durante o XXXIX Congresso Nacional da Intercom

Dentre as pesquisas evidenciadas nos GPs estão: “A regionalização no telejornalismo piauiense: estratégias adotadas pela Rede Clube”, “A disputa entre a Netflix e a Tevê via Satélite” e “Jornal Nacional, um espaço da hegemonia televisiva da Rede Globo: uma reflexão pela Economia Política da Comunicação”, apresentadas pelos mestrandos Renan da Silva Marques, Cristal Sá e Denise Freitas de Deus Soares, respectivamente. “Foi uma grande satisfação levar para o Intercom o trabalho que estamos realizando no Piauí sob a orientação da professora Jacqueline Dourado, além de ser uma oportunidade para colocar em discussão nossas pesquisas, saber os caminhos que outros pesquisadores estão percorrendo, e os avanços da área”, frisou a mestranda Cristal Sá.

WhatsApp Image 2016 09 09 at 20.47.39

Mestranda Ana Isabel Freire em apresentação de artigo

Além dos três estudiosos em economia política da comunicação, a mestranda Ana Isabel Freire expôs o seu artigo no GP “Comunicação e Esporte”. Intitulado "Refugiados Olímpicos: os discursos sobre o Time de Atletas Olímpicos Refugiados”, a pesquisa é resultado de uma disciplina cursada no primeiro semestre do mestrado. “O artigo apresenta algumas discussões iniciais acerca do que procuro trabalhar em meu projeto de dissertação, onde pesquiso a construção discursiva das Olimpíadas no atual contexto de sociedade em midiatização”, pontuou.

WhatsApp Image 2016 09 08 at 20.10.20

Estudante do sétimo período, Débora Rocha apresenta trabalho no espaço Intercom Júnior

Mesmo com a participação expressiva de pós-graduandos da UFPI, jovens ingressantes no campo acadêmico assinalaram pela primeira vez no congresso nacional. A estudantes do sétimo período, Débora Rocha, apresentou o artigo “Selfie Olímpico: a Imagem do atleta nas Olimpíadas Rio 2016 no portal de notícias GloboEsporte.com”. “O meu trabalho tem como objetivo demonstrar a maneira que o portal abordou os atletas nessa série especial em que traz a imagem e o cotidiano do atleta como assuntos principais. Foram oito matérias analisadas em um período de quatro meses e que me permitiu perceber a proximidade que o site quis criar entre atleta e internauta”, destacou.

19ª edição do Prêmio Luiz Beltrão

14285161 1117019941718896 627202697 o

Profa. Dra. Ana Regina Rêgo em pronunciamento na 19ª edição do prêmio Luiz Beltrão

Durante solenidade de entrega no dia 06 de setembro, a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM/UFPI) e presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (ALCAR), Profa. Dra. Ana Regina Rêgo, venceu o prêmio Luiz Beltrão na categoria “Liderança Emergente”.

Em seu pronunciamento, a Professora Ana Regina Rêgo afirmou a oportunidade de agradecer a todas as personalidades envolvidas na conquista. “Nesse momento eu só tenho que agradecer a Intercom. Eu começo agradecendo ao professor José Marques de Melo que não se encontra, mas juntamente ao lado de desbravadores iniciou essa instituição responsável por fomentar a pesquisa no campo da comunicação no Brasil. Eu também agradeço aos meus colegas de departamento e programa de pós-graduação, porque estão todos os dias conosco no batente e conhecem as dificuldades e importância de se desenvolver pesquisa e produzir conhecimento a partir do nosso próprio lugar”, ressaltou.

O prêmio Luiz Beltrão é o mais significativo na área das Ciências da Comunicação. O resultado se soma às outras duas conquistas obtidas pelo Curso de Comunicação da UFPI. Em 2014, na modalidade “Grupo Inovador”; e no ano de 2004, a docente, Profa. Dra. Graça Targino dividiu o prêmio “Liderança Emergente” com o Prof. Dr. Jacques Wainberg (PUC-RS).