Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Hospital Veterinário da UFPI comemora 13 anos de existência

Hospital Veterinário da UFPI comemora 13 anos de existência

O Hospital Veterinário Universitário (HVU), "Médico Veterinário Jeremias Pereira da Silva", da Universidade Federal do Piauí (UFPI), comemora nesta sexta-feira (09), 13 anos de existência. Inaugurado em 2003, o HVU é referência no tratamento de animais de toda a região Nordeste, atendendo animais de pequeno porte, de produção e silvestres. A data foi celebrada com um café da manhã realizado no auditório do Hospital. Na ocasião foi apresentado o novo sistema de ventilação que auxiliará animais com parada respiratória.

hv4

Realização do café da manhã em comemoração ao aniversário do HVU

Estiveram presentes na solenidade, o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; a Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira; o Diretor do HVU, Prof. Dr. João Macedo; a Superintendente de Comunicação Social, Profa. Dra. Jacqueline Lima Dourado; o Pró- Reitor de Pesquisa, Prof.Dr. Pedro Vilarinho Castelo Branco ; o Superintendente de Recursos Humanos, Prof. Me. Lauro Viana; o Pró-Reitor de Administração, Lucas Araújo; o Superintendente da FADEX, Prof. Dr. Lívio César Cunha; o Diretor do Conselho Regional de Medicina Veterinária, José Welighton Dias; o Coordenador do Programa em Residência Veterinária, Prof. Dr. Francisco Lima; o representante dos médicos residentes, Yago Gabriel; o representante dos médicos veterinários, Osvaldo Barbosa; o Diretor do Colégio Agrícola, Prof. Dr. José Bento; além de coordenadores, chefes de departamento e estagiários do HVU.

hv2

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes

Em seu pronunciamento, o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, anunciou a contratação de 4 novos médicos veterinários para atuarem no HVU. "Primeiramente, parabenizo todos os profissionais que compõem o Hospital Veterinário da UFPI. Estou aqui nesse momento festivo para comunicar que mesmo passando por um momento difícil, nós temos priorizado as ações mais importantes para a Universidade. Diante disso, nós estamos em processo de licitação para realizar a reforma do HVU e do setor de diagnóstico por imagem. Além disso, anuncio agora a contratação de 4 novos médicos veterinários, completando assim todas as áreas da residência médica para que possamos ter uma melhor formação desses profissionais”, relata.

IMG 9046

Diretor do HVU , Reitor, Vice-Reitora e Coordenador do Programa em Residência Veterinária

A Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira, ressaltou a importância do HVU para a UFPI e para comunidade em geral. "O Hospital Veterinário comemora hoje 13 anos de muito trabalho. É um local que cumpre a sua missão de formar, qualificar e atender a população com prestação de serviços. Então, são 13 anos de vitórias e avanços, e, a administração superior fica feliz em contribuir com todo esse trabalho", enfatiza.

hv1

Prof. Dr. João Macedo, Diretor do HVU

Na direção do HVU desde a sua instalação, em 2003, o Prof. Dr. João Macedo frisou o crescimento da estrutura hospitalar ao longo desses 13 anos e destacou os benefícios do novo sistema de ventilação. "Nós temos algumas particularidades que não existem em outros hospitais. Somos o único hospital das Universidades Federais que funciona 24 horas durante toda a nossa existência. Temos também a Unidade de Remoção Hospitalar, onde nenhuma das federais do país tem. O cemitério para animais é importante tanto na parte sentimental, como também na sanitária. E, agora recentemente, somos o único hospital do norte-nordeste a adquirir um novo sistema de ventilação, que é importante para animais com parada respiratória", destaca.

hv3

Aparelho de ventilação adquirido pelo Hospital Veterinário para uso em animais com parada respiratória.