Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI assina termo de cooperação técnica com o governo do Piauí

UFPI assina termo de cooperação técnica com o governo do Piauí

mesa

O Reitor da Universidade Federal do Piauí, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, assinou o termo de cooperação técnica entre a UFPI e o Governo do Estado do Piauí, representado pela Fundação Cepro e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi). O termo propõe a realização de estudos e pesquisas de forma coordenada entre as instituições participantes e integra o Programa de Produção de Informações, Pesquisas e Estudos para o Desenvolvimento Sustentável com Inclusão Social no Piauí. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) e a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) também integram o projeto.

A assinatura do termo foi feita na manhã de hoje (06), no Palácio de Karnak, com a presença do governador Wellington Dias. O Reitor estava acompanhado do Pró-Reitor de Pesquisa, Prof. Dr. Pedro Vilarinho; e do Pró-Reitor de Planejamento, Prof. Dr. André Macedo.

O termo prevê que professores e pesquisadores das instituições participantes poderão concorrer a bolsas de pesquisa, também, serão contemplados estudantes de graduação e pós-graduação. Os editais serão lançados na semana que vem.

assinatura

Falando em nome das Instituições de Ensino Superior presentes no evento, o Reitor da UFPI parabenizou o governo do estado pela iniciativa. “Com certeza vai fazer com que a UFPI, IFPI e UESPI possam contribuir de forma mais significativa com o desenvolvimento do estado do Piauí. Essa parceria vem num momento muito importante, quando as instituições passam por dificuldades, especialmente por conta do corte dos órgãos de fomento. Tivemos agora um corte de 20% nas bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), algo lamentável e que fere profundamente o nosso trabalho de formação científica. Então, essas bolsas vêm num bom momento para dar novo ânimo aos nossos pesquisadores e professores que irão atuar nesses projetos com o Estado”, destacou.

Segundo o Governador Wellington Dias, os profissionais terão recursos para desenvolver projetos em áreas que o governo acredita ter grande potencial econômico e social para o Estado. “Trabalharemos na área de energias renováveis, produção de alimentos, infraestrutura, educação e em outros setores importantes para o Piauí”, enfatizou o governador.

*Com informações do Governo do Piauí