Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Fisioterapeuta do HU-UFPI atua nas Olimpíadas Rio 2016

Fisioterapeuta do HU-UFPI atua nas Olimpíadas Rio 2016

O Chefe da Unidade de Reabilitação do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), Dr. Kelson Gomes, está integrando a equipe de fisioterapeutas dos Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro, onde atua na reabilitação dos atletas que apresentam lesões que possam dificultar a conquista de bons resultados durante as competições.

profOLYMPO

Em abril, participou do Evento Teste de Ginástica Olímpica no Parque Olímpico da Barra, representando o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Piauí (Crefito14). Ele e mais seis fisioterapeutas piauienses estão dando apoio aos atletas nas Olimpíadas. "O Presidente do CREFITO-14, Dr. Marcelino Martins, me convidou para coordenar o Curso de Padronização e Capacitação de Fisioterapeutas para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos e estamos auxiliando os atletas no decorrer dos jogos olímpicos", afirma Kelson Gomes.

O fisioterapeuta ressalta que as práticas esportivas exigem dos atletas de alto rendimento uma sobrecarga de treinamento sobre o corpo e, para reduzir as lesões, são necessários programas para melhorar o condicionamento físico e prevenir lesões, daí a importância do trabalho do fisioterapeuta. "A rotina de exercícios e os treinos diários expõem o atleta a sobrecargas posturais, movimentos repetitivos e a consequente aplicação de forças excessivas. É nesse contexto que o fisioterapeuta é necessário, atuando na recuperação e na prevenção dos possíveis e comuns acidentes ligados à prática esportiva", explica.

Kelson Gomes destaca, ainda, que participar da equipe de fisioterapeutas das Olimpíadas permite ampliar seus conhecimentos, aprimorar sua visão acerca da atuação profissional, o que é um significativo ganho. “Atuando em um hospital escola, essa é uma oportunidade para partilhar com colegas e com profissionais em formação essa rica experiência e todo o aprendizado que dela emana”, finaliza.