Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > INTEGRAHANS/PIAUÍ apresenta resultados para atenção à hanseníase no Estado

INTEGRAHANS/PIAUÍ apresenta resultados para atenção à hanseníase no Estado

DSC 0882

Com o objetivo de construir agendas de organização da rede de saúde estadual para atenção à hanseníase, aconteceu, nessa terça-feira (9), no Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, em Picos, o Seminário de apresentação de resultados do Macro Projeto INTEGRAHANS/PIAUÍ.

A pesquisa, por iniciativa do programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI), conta com a parceria da Universidade Federal do Ceará (UFC), Secretarias de Saúde Estadual, e municipais de Picos e Floriano. Conta ainda com o apoio de organizações não governamentais como a NBR Brasil e CIOMAL.

Para compor a mesa de honra do evento, estiveram presentes o representante do secretário municipal de saúde, José Venâncio de Sousa Filho; representante do Reitor da UFPI, Prof. Dr. Helder Cunha, Pró-Reitor de Ensino de Pós-Graduação; representante da Secretaria de Saúde do Estado, Diretor da Vigilancia e Saúde, Herlon Guimarães; Coordenador do Programa Municipal de Hanseníase de Picos, José do Valentim da Silva; Coordenadora do programa local, Profa. Me. Tuliane Macedo; Diretora da Regional de Saúde do Estado, Maria do Socorro Carvalho; Coordenadora do Programa INTEGRAHANS/PIAUÍ, Profa. Dra. Telma Maria Evangelista de Araújo; Superintendente da Fundação Cultural de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação, Dr. Lívio César; Prof. Dr. Alberto Novaes Ramos, professor da Universidade Federal do Ceará; e a representante da NHR, Margarida Araújo.

DSC 0898

Pró-Reitor de Ensino e Pós-Graduação, Prof. Dr. Helder Nunes.

Segundo o Pró-Reitor de Ensino e Pós-Graduação, Prof. Dr. Helder Nunes, é extremamente importante ter a Universidade envolvida em projetos dessa natureza. “Esse é um projeto que trará bons frutos para a Saúde do nosso estado e são projetos assim que engrandecem as nossas instituições, em especial, as nossas instituições de ensino. Quando se está envolvido em projetos de cunho social dessa natureza, não se tem dimensão de sítio. Além disso, nós sabemos que o nosso sistema de pós-graduação precisa estar envolvido em projetos de cunho social como este”, destacou.

DSC 0909

Prof. Dr. Telma Maria Evangelista de Araújo, Coordenadora do  INTEGRAHANS/PIAUÍ

A coordenadora do projeto, a professora e doutora em Enfermagem em Saúde Coletiva, Telma Maria Evangelista de Araújo, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem/UFPI, parabenizou toda a equipe que integra o INTEGRAHANS/PIAUÍ, destacando a importância e os resultados obtidos por meio do projeto.

“Esse é um projeto de parcerias. Nós sabemos que o Brasil é um país endêmico em relação à Hanseníase, e o Piauí é um dos estados que apresenta municípios com grande risco de disseminação da doença, como Floriano e Picos. E nós, enquanto profissionais de saúde pública, além dos gestores, precisamos fazer algo para reverter esse quadro. Não podemos deixar que continue da forma como está. E para isso é preciso agirmos no controle da doença, assim como estamos fazendo através do projeto”, afirmou.

gjxdjxh

Superintendente da FADEX Prof. Dr. Lívio César Cunha Nunes

Segundo Superintendente da Fundação Cultural de Fomento à Pesquisa, Ensino e Extensão (FADEX), Prof. Dr. Lívio César Cunha Nunes o projeto tem permitido trabalhar, de forma mais direta, a pesquisa junto aos campus do interior. “Vejo que nesse projeto reúne tudo que há de mais importante para uma pesquisa. Nós temos parceria entre universidades, pareceria internacional, um trabalho envolvendo alunos que estão sendo capacitados fazendo Mestrado e Doutorado e um trabalho inteiramente voltado para a comunidade”, afirmou.

DSC 0915

Prof. Dr. Alberto Novaes Ramos, da UFC.

“Nós estamos passando por um momento bastante crítico do ponto de vista da violação dos direitos sociais em todo o país, e a universidade como um espaço autônomo e de desenvolvimento não apenas de pesquisa, mas de ensino e extensão, também está sendo extremamente violada e tolhida da sua capacidade de desenvolvimento institucional. Nós estamos falando aqui de uma doença que está vinculada a pessoas negligenciadas e essas pessoas são as que mais precisam da questão dos direitos sociais. Então este projeto se apresenta como um elemento simbólico exatamente porque nós temos um compromisso com essas pessoas”, disse o Prof. Dr. Alberto Novaes Ramos, da UFC.