Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Pesquisadores da UFPI realizam expedição paleontológica no Ceará

Pesquisadores da UFPI realizam expedição paleontológica no Ceará

Entre os dias 01 e 07 de agosto, o Laboratório de Geociências e Paleontologia (LGP) do Campus Almícar Ferreira Sobral (CAFS), em Floriano, realizou a primeira expedição paleontológica referente ao projeto “Paleontologia das Bacias do Iguatu”. O programa, que tem por coordenação o Prof. Dr. Daniel Fortier, conta também com a participação de pesquisadores de outras instituições, como a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Universidade Federal de Rio Grande (FURG) e Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

expedicao01

Equipe da expedição. Da esquerda para a direita: Prof. Felipe Pinheiro, Prof. Daniel Fortier, Edenilson de Sousa, Biól. Nailton Luz, Léo Pedra, Isabela Passarinho, Profa. Ana Emilia e Raiany Moura

A expedição ocorreu nas Bacias Sedimentares do Iguatu (bacias de Iguatu, Malhada Vermelha, Lima Campos e Icó), nos municípios de Iguatu, Quixelô, Orós e Icó (CE). Na ocasião, estiveram presentes os docentes Daniel Fortier e Ana Emília Quezado (coordenadora do LGP), o Prof. Felipe Pinheiro (UNIPAMPA), além de estudantes do Curso de Ciências Biológicas da UFPI.

Durante as escavações foram encontrados fósseis do Período Cretáceo (cerca de 130 milhões de anos) de plantas, vertebrados, invertebrados e microfósseis. Os materiais foram transportados para o Laboratório de Geociências e Paleontologia do Campus de Floriano, conforme autorização do DNPM/Ministério de Minas e Energia nº 074/2016, e passarão por processos de limpeza e preparação, para posterior estudo e produção de trabalhos.

“No Brasil há poucos paleontólogos, e a maioria estão concentrados nas regiões sul e sudeste. É impressionante que em Floriano, no interior do Piauí, haja paleontólogos e que o laboratório seja tão bem estruturado, com equipamentos de ponta. A UFPI está de parabéns”, destacou o Prof. Felipe Pinheiro da UNIPAMPA.

expedicao02

Utilização de motosserra para extração dos fósseis

Segundo o Professor Daniel Fortier, o projeto terá uma segunda expedição em 2017 e será concluído com a publicação de uma cartilha sobre a “Paleontologia da Microregião de Iguatu”. O material será distribuído gratuitamente nas escolas públicas dos municípios pesquisados. “É uma forma de divulgar a pré-história da região e formar cidadãos mais conscientes com a geoconservação do patrimônio local. As crianças conhecerão sobre a vida primitiva que habitava a região, e ajudarão na tarefa de divulgar a importância da paleontologia”, comentou a Profa. Ana Emília.

Para a discente Raiany Moura, a atividade de campo foi uma experiência valorosa dentro a sua estadia do Curso de Biologia. "Eu acredito que será  muito importante na minha formação profissional e na carreira como paleontóloga”, finalizou.

expedicao03

Uma das amostras coletadas: arenito contendo fósseis de peixes

O Laboratório de Geociências e Paleontologia agradece aos docentes, técnicos, terceirizados e discentes que direta ou indiretamente contribuem com o laboratório. Agradecimentos especiais ao servidor Léo Pedra, por sua valorosa contribuição durante a expedição, ao CNPQ, pelo financiamento, e à Direção do Campus de Floriano.

Para mais informações entrar em contato, por meio do e-mail