Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Bom Jesus: Estudantes do PET participam de eventos no Norte e Nordeste do Brasil
Início do conteúdo da página

Bom Jesus: Estudantes do PET participam de eventos no Norte e Nordeste do Brasil

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

CBO site

Francisco Almir Campelo no 54º Congresso Brasileiro de Olericultura em Pernambuco

Entre os dias 25 e 29 de julho, o integrante do Programa de Educação Tutorial (PET), Francisco Almir Campelo, do Grupo PET-Intervenção Socioambiental em Uruçuí-Una, Campus Professora Cinobelina Elvas, em Bom Jesus, participou do 54º Congresso Brasileiro de Olericultura, promovido pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)  e a Associação Brasileira de Horticultura.

Com o tema “Hortaliças: Inovação Tecnológica e Automação”, o evento teve como objetivo debater o emprego de tecnologia na busca por soluções para vários desafios do segmento, bem como a adoção da automação, através da utilização de máquinas e equipamentos, para agilizar e aumentar a produtividade.

Na ocasião O estudante apresentou dois trabalhos científicos intitulados: “Caracterização da pilosidade em plantas de melão de variedades crioulas” e “Alface ‘Mônica SF 31’ submetida ao pré-resfriamento em água gelada”.  

ENAPET 3 site

PETianos da UFPI no XXI ENAPET no Acre

Além do evento no estado de Pernambuco, os integrantes do PET Uruçuí-Una, Helbecy Sousa, Mak Rony Lopes, Thiago Henrique Nascimento e o Professor Marcelo Xisto Ribeiro marcaram presença no XXI Encontro Nacional dos Grupos PET (ENAPET) sediado na Universidade Federal do Acre (UFAC). O evento possui como tema "Ensino, Pesquisa e Extensão: Indissociabilidade”, sendo realizado entre os dias 01 e 05 de agosto.

Além de buscar conhecer mais o programa e contribuir para melhoria e desenvolvimento do mesmo, os integrantes do grupo apresentaram dois trabalhos intitulados: “A produção de sabonete Uruçuí-Una como ferramenta de indissociabilidade no sudoeste piauiense” e “A utilização do buriti (Mauritia flexuosa L.) como um exercício em direção à preservação da biodiversidade do Cerrado Piauiense”, resultantes das atividades desenvolvidas na Estação Ecológica de Uruçuí-Una pelo grupo.

O primeiro trabalho refere-se às experiências dos estudantes com o ensino, pesquisa e extensão ao desenvolver um trabalho de produção do sabonete artesanal com óleo de buriti junto às comunidades tradicionais da Estação Ecológica de Uruçuí-Una, Piauí. O segundo trabalho trata da problemática da expansão agrícola sobre os ecossistemas e a biodiversidade do cerrado do Piauí, além da influência sobre a sociedade e trata da atuação do grupo PET ao trabalhar com o buriti, fruto da palmeira nativa do cerrado piauiense e abundante na região, como forma de promover agregação de valores para as comunidades e tornar perceptível a importância da biodiversidade presente nesse bioma.

Fim do conteúdo da página