Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI tem participação expressiva no Encontro Nordeste de História da Mídia 2016

UFPI tem participação expressiva no Encontro Nordeste de História da Mídia 2016

13978088 1089365521151005 569660165 o

Mesa de abertura inicia Encontro Nordeste de História da Mídia

Conduzir discussões em grupos científicos e publicar trabalhos em eventos é essencial para a rotina acadêmica. Nesse sentido, uma equipe de oito estudantes do Curso de Comunicação Social e Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Piauí (UFPI) participaram nos dias 04 e 05 de agosto do 4º Encontro Nordeste de História da Mídia sediado na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Dentre a presença de instituições de ensino, a UFPI ocupou o segundo lugar quanto à submissão de artigos.

13940106 1089368804484010 922150876 o

Profa. Dra. Ana Regina Rêgo em mesa "O mercado brasileiro de televisão numa perspectiva histórica"

Segundo a coordenadora da Pós-Graduação em Comunicação da UFPI e presidente da associação ALCAR, Profa. Dra. Ana Regina Rêgo, o Encontro de História da Mídia alterna a cada dois anos entre eventos nacionais e regionais. “A ALCAR trabalha há 15 anos com o intuito de fomentar as pesquisas em historiografia da mídia. Os congressos procuram abranger as cinco regiões com a intenção de trabalhar o processo de escavar a história e trazer uma nova narrativa, ou seja, reconstruí-la com o objetivo de apresentar uma nova perspectiva do futuro. Com relação a participação dos estudantes da UFPI, eu avalio com entusiasmo poder ver a visibilidade para as nossas pesquisas tanto em nível regional quanto nacional. Nós tivemos uma participação expressiva em evento nacional no ano passado em Porto Alegre e, neste ano, nós somos aqui na UFAL, a segunda universidade com maior número de trabalhos”, afirmou.

A coordenadora do 4º Encontro Nordeste de História da Mídia, Profa. Dra. Magnólia Santos conta que a oportunidade visa também estabelecer o diálogo interinstitucionais. “O evento abre uma série de possibilidades, uma vez que, proporciona a aproximação com a comunidade científica da região. Além de discutir a implantação de um Programa de Pós-Graduação na área da Comunicação para a nossa instituição”, pontuou.

As pesquisas provenientes da graduação da UFPI são oriundas da iniciação científica, conforme explica o estudante do 3º período, Lucas Pessoa. “Foi muito importante pra mim ter participado do Encontro Nordeste de História da Mídia, por ser minha primeira vez que apresento artigo em um congresso. Eu absorvi muita coisa e considero que amadureci com essa experiência”, frisou. O artigo do estudante discute a visibilidade da primeira guerra mundial na imprensa piauiense.

13978378 1089361917818032 1146691863 o

Mestranda Thalyta Arrais em exposição no GT História do Jornalismo

Para as mestrandas Mary Landim e Thalyta Arrais, o encontro viabiliza a troca de conhecimento e demonstra o empenho da UFPI em investir nas pesquisas acadêmicas. O artigo da primeira aborda a comunicação pública no âmbito do Piauí, enquanto o trabalho da segunda investiga os sentidos produzidos pelas narrativas presentes na Revista Litericultura.

Encontro Nordeste de História da Mídia

O congresso compõe a grade de eventos da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (ALCAR) e tem por fins oportunizar a convergência de pesquisadores e profissionais da Comunicação e de áreas afins, interessados em estudos avançados, de caráter interdisciplinar, cujo foco central de análise recaia sobre os processos históricos da mídia.

O nome ALCAR é em homenagem ao historiador pernambucano Alfredo de Carvalho responsável, em 1908, pelo inventário do primeiro centenário da imprensa brasileira, sob os auspícios do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.

Em 2012 a UFPI sediou o 2º Encontro Nordeste de História da Mídia.

13939940 1089369084483982 369666623 o

Estudantes da UFPI em congresso sediado na cidade de Maceió (AL)