Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI e Batalhões de Engenharia de Construção discutem parcerias

UFPI e Batalhões de Engenharia de Construção discutem parcerias

nwee

O Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, recebeu na manhã de hoje (05) o Comandante do 2º Batalhão de Engenharia e Construção de Teresina, Tenente-Coronel Alessandro da Silva; e representando o 3º Batalhão de Engenharia e Construção de Picos, Major Mário César, para discutir parcerias entre as Instituições. Participaram da reunião, o Pró-Reitor de Pós-Graduação, Prof. Dr. Helder Cunha; Pró-Reitor de Pesquisa, Prof. Dr. Pedro Vilarinho; Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Profa. Dra. Socorro Leal; Diretora do Centro de Tecnologia, Profa. Dra. Nícia Formiga; e a Pró-Reitora de Extensão em exercicio, Profa. Dra. Zumira Oliveira Monte. Também estiveram presentes os militares do 3º BEC, Fortaleza e Carlos.

RWIR

O Reitor Arimatéia Dantas

O Reitor Arimatéia Dantas destacou a satisfação em firmar parceria com os Batalhões de Engenharia e Construção, reconhecidos por integrarem o quadro das mais importantes instituições do país. “Encaminhamos algumas parcerias, como os estágios obrigatórios dos nossos estudantes de diversas áreas nas dependências do BEC, tanto de Teresina quanto de Picos. Também tratamos de visita técnica dos estudantes das engenharias às obras realizadas pelos Batalhões. Outra parceria é no sentido da Universidade contribuir com o Exército na construção de um ambiente de preservação da história do BEC em Picos. Em breve, teremos a formalização dessas parcerias, com isso, estreitando ainda mais a relação da Universidade com o Exército”, destacou.

NICIA

Diretora do Centro de Tecnologia, professora Nícia Formiga

Segundo a Diretora do Centro de Tecnologia, professora Nícia Formiga,a parceria trará benefícios para os estudantes. “Uma das questões levantadas é a criação de uma pós-graduação que possa colaborar com a qualificação dos militares e com os nossos cursos, além da visitação de obras e estágios. É importante essa parceria para os estágios para mostrar a convivência entre os militares e os civis, os alunos precisam, pois é uma área crescente”, ressaltou.

alessandro

Comandante do 2º BEC, Alessandro da Silva

Para o Comandante do 2º BEC, Alessandro da Silva, a parceria representa o estreitamente de laços do Batalhão com a sociedade de Teresina e do Piauí. “É muito importante estreitar esses laços com o ambiente acadêmico para que nos motive ainda mais a trabalhar e também o quadro acadêmico da Universidade a conhecer o lado prático do 2º BEC. O Batalhão representa o Exército Brasileiro dentro do sistema de engenharia aqui no estado do Piauí e vem contribuindo há 58 anos com o desenvolvimento regional e estadual”, declarou o Comandante.

POLICA

Major Mário César

Em Picos, o Curso de História da UFPI está contribuindo com o 3º BEC no resgate e digitalização de documentos históricos do Batalhão. Segundo o Major Mário César, a proposta é ampliar as parcerias. “Buscamos uma série de frentes, uma delas é aperfeiçoar e melhorar o estudo da nossa história na cidade de Picos, nossa relação com a comunidade e conosco como soldados, militares e cidadãos de explorar a nossa história e poder contar com a Universidade no intuito de apoiar dentro das melhores práticas nessa área. Também temos interesse de estreitar os laços com a Universidade de forma que a gente possa profissionalizar nosso pessoal e melhorar nossas práticas nas diversas áreas. O Exército Brasileiro faz parte da sociedade e entendemos que nos ligarmos aos parceiros seria importante para o nosso desempenho como organização militar com uma missão dentro dessa área, que é contribuir para o desenvolvimento nacional e, em específico, com o desenvolvimento do Nordeste”, frisou.

Após a reunião, os militares visitaram o Museu de Arqueologia e Paleontologia, localizado no Centro de Ciências da Natureza (CCN2).

reuniao