Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor visita Campus da UFPI em Bom Jesus para ouvir demandas da comunidade acadêmica
Início do conteúdo da página

Reitor visita Campus da UFPI em Bom Jesus para ouvir demandas da comunidade acadêmica

Imprimir
Última atualização em Segunda, 17 de Abril de 2023, 00h04

O Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), dedicou esta quarta-feira (13) para visitar o Campus Professora Cinobelina Elvas, em Bom Jesus (CPCE), e ouvir as demandas da comunidade acadêmica para aprimorar o funcionamento do campus.

BJ_11.jpg

Reitor  e o diretor do CABJ em visita a plantações de sorgo, que servem à alimentação animal

Logo cedo, o Reitor esteve com o diretor do Colégio Técnico de Bom Jesus (CTBJ), professor Raimundo Falcão Neto, para tratar de questões da rotina do colégio, como a normalização do fornecimento de ração para os suínos e também sobre pregão de manutenção. O Reitor aproveitou a visita para conferir a plantação de sorgo no CTBJ, que tem colheita prevista de 40 toneladas em duas semanas. O cereal é destinado à silagem a fim de alimentar bovinos, caprinos e ovinos.

BJ22.jpg

Diretoria do CPCE e professores da pós-graduação do Campus em reunião com o Reitor 

Ainda pela manhã, o Reitor José Arimatéia participou de reunião com a diretoria do CPCE, coordenadores das pós-graduações em Solos e Nutrição de Plantas; e em Fitotecnia; além de professores vinculados aos programas - o terceiro mestrado oferecido no Campus é em Zootecnia. A conversa contou com a participação, por videoconferência, de equipes em Teresina das pró-reitorias de Planejamento e Orçamento; de Administração; da Comissão Permanente de Licitações; da Prefeitura Universitária; e do Núcleo de Tecnologia e Inovação.

A prioridade é a instalação de alguns equipamentos que foram adquiridos via editais do Pró-Equipamentos (Capes) e CT-Infra (Finep) e que já se encontram no Campus. Entre eles, o HPLC (cromatógrafo líquido); um cromatógrafo gasoso; e um analisador automático de carbono, nitrogênio e oxigênio, que não exigem realização de obras físicas para começar a funcionar, segundo os professores. De pronto, o Reitor autorizou a instalação o quanto antes dos aparelhos.

Também foi colocado como demanda a necessidade de mais bolsas para a pós-graduação, que seriam buscadas junto à Fapepi para arcar com custos de análises, traduções de artigos e taxas de publicação. Outra questão em debate foi a necessidade de compra de livros para a pós-graduação, uma vez que a biblioteca do CPCE tem foco na graduação. Por meio de videoconferência, foi explicado aos professores que a Universidade iniciará em breve um nova modalidade de licitação para aquisição de livros, por coleção de obras. Agora, vencerá a licitação a empresa que garantir maior desconto na compra de livros nas editoras. A ideia é agilizar e simplificar a aquisição de títulos.

  

BJ_tratada.gif

Foram apresentadas com demandas, também, a construção de 4 salas de aulas e um bloco de laboratórios multifuncionais para pesquisa. O reitor autorizou a realização dos projetos das obras para avaliar quanto custariam. O Reitor acredita que será possível a construção, pelo menos, de uma dessas obras nos próximos 4 anos de seu segundo mandato. Até novembro, o Campus receberá também o prédio que abrigará o administrativo das pós-graduações.

Na opinião da vice-diretora do CPCE, Profa. Dra. Luciana Barboza Silva, a resolução das demandas trará avanços na produção das dissertações de mestrado e dos trabalhos de pesquisa. " Essas conversas esclarecendo como são os trâmites dos processos nos ajudam muito a compreender por que atender uma reivindicação não é na velocidade que desejamos. O que a gente espera é que nossas questões sejam estudadas e que sejam feitos calendários de atendimento. Da nossa parte, estamos dispostos a colaborar", disse.

"Pensar em atender as demandas começa por fazer o projeto, avaliar os custos, e decidir em que momento as obras serao executadas nos próximos 4 anos. Definiremos junto com vocês as prioridades, pra saber o que vocês precisam primeiro. Também estou esperando resposta da bancada federal do Piauí de quanto eles destinarão em emendas e tentar algum recurso ainda em 2016", declarou o Reitor José Arimatéia Dantas Lopes aos participantes da vídeoconferência.

O atendimento à comunidade seguiu na parte da tarde, com audiências individuais com técnicos e professores para tratar sobre pedidos de remoção, afastamentos para doutorado e apoio a eventos, dentre outras questões.

BJ33.jpg

Professor Marcio Costa foi um servidores que solicitaram conversa com o Reitor da UFPI

Márcio Costa, professor de Zootecnia, conversou com o Reitor sobre ajuda para participar de evento científico. "É interessante essa aproximação da Administração Superior com os campi fora da sede. Assim, a gente quebra essa barreira de que existe uma hierarquia inatingível, inacessível", disse.

bbbbbbbbbbbbb.JPG

Reitor com veterinários do HVU de Bom Jesus

As reuniões encerraram no Hospital Veterinário Universitário. O reitor conversou com o diretor do HVU, Prof. Dr. Wagner Costa, chefes de setores, professores que atuam no hospital e veterinários. A primeira questão em debate foi como facilitar o acesso das equipes do Hospital ao Comitê de Ética em Pesquisa para realização de aulas práticas, submissão de projetos e autorização para experimentos com animais. O Reitor sugeriu criar um Comitê próprio no CPCE ou ter representação de professores de Bom Jesus no comitê em Teresina. Também foi debatida a realização de estágios de estudantes no hospital; os parâmetros para pagamento de adicional de insalubridade aos servidores do Hospital; e a necessidade de construção de uma sala anexa para professores e veterinários que atuam no local. Em meio ao cenário de contingenciamento de recursos, o reitor disse que irá se esforçar para contemplar o máximo possível de demandas e que está sempre aberto a conversar com a comunidade. 

Fim do conteúdo da página