Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Intercâmbio de estudante da UFPI traz possibilidade de parceria com a University of Limerick

A estudante Andressa de Andrade, do Curso de Arquitetura da Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou intercâmbio à Irlanda, por meio do programa Ciências sem Fronteiras. A estadia acadêmica aconteceu na University of Irlanda, período em que Andressa desenvolveu um projeto científico intitulado "Digital Fabrication - Wikihouse".

Após retornar ao Brasil, a estudante organizou uma palestra com o tema "Fabricação Digital relacionado à Arquitetura" ao lado do seu orientador Prof. Dr. Javier Burón García com o objetivo de apresentar a temática aos acadêmicos da UFPI, e estudar uma possível parceria com a instituição estrangeira.

andressa1

Estudante Andressa de Andrade

Segundo Andressa, o projeto iniciou a ser desenvolvido no período de estágio que termina o período na instituição. "Durante o verão o Fab Lab disponibilizou vagas para estudantes brasileiros afim de desenvolverem trabalhos científicos. Nós trabalhamos com a fabricação digital voltada para a wikihouse, que são técnicas relacionadas às construções em si. No Fab Lab, você pode produzir pesquisas de objetos, maquinários, entre outros. Então, é um laboratório que não é só destinado a área da arquitetura, mas também de design, abrangendo diferentes possibilidades", afirmou.

site beatriz

Assessora Internacional da UFPI, Profa. Dra. Beatriz Gama

A Assessora Internacional da UFPI, Profa. Dra. Beatriz Gama conta que o esforço de Andressa constitui uma das propostas centrais do programa Ciências sem Fronteiras. "A vinda do Professor Javier reforça o objetivo do programa governamental, que é trazer conhecimento para dentro da universidade. Eu acredito que uma das melhores coisas do intercâmbio é a experiência da internacionalização que resulta na vinda de profissionais e possibilidade de parcerias com instituições de ensino estrangeiras", frisou.

Palestra "Fabricação Digital relacionado à Arquitetura" nesta sexta-feira (20)

professor

Prof. Dr. Javier Burón García

A presença do Professor Javier na UFPI se deve à palestra que será realizada no auditório do Centro de Tecnologia na tarde desta sexta-feira (20). "Eu vou apresentar o Fab Lab Limerick, que é um espaço de investigação, educação e produção. E eu gostaria despertar o interesse dos alunos, para desenvolver um espaço similar aqui na UFPI. Os estudantes vão aprender, então é um laboratório em que se mescla interesses econômicos, comerciais e acadêmicos. No mundo há cerca de 800 Fab Labs, portanto, o nosso objetivo é conseguir mais uma unidade aqui em Teresina", finalizou o Professor Javier Burón.