Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI realiza evento sobre a internacionalização dos Programas de Pós-Graduação

UFPI realiza evento sobre a internacionalização dos Programas de Pós-Graduação

Teve início na tarde desta quinta-feira (23), o evento "Ideas to Enhance the Internationalization of Brazilian Graduation Programs" (Ideias para impulsionar a internacionalização de Programas de Pós-Graduação brasileiros). O encontro, que tem por objetivo discutir a internacionalização nos Programas de Pós-Graduação, se trata de uma realização da Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação e Assessoria Internacional da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

DSC 0533 1

Mesa de Abertura do evento

Na ocasião, estiveram presentes, o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; o Pró-Reitor de Ensino de Pós-Graduação da UFPI, Prof. Dr. Helder Nunes; a Assessora Internacional da UFPI, Profa. Dra. Beatriz Gama; o Cônsul de Diplomacia Pública dos Estados Unidos da América em Recife, Matt Keener; a Pró-Reitora de Pós-Graduação e de Internacionalização da Universidade Estadual de Portland, Profa. Dra. Margaret Everett; representando o Pró-Reitor de Pós-Graduação do IFPI, Prof. Emanuel Wasserman; a Assessora Internacional do IFPI, Profa. Áurea Regina do Nascimento Santos; a Assessora Internacional da UESPI, Profa. Luciana Maria Libório Eulálio; a Vice-Diretora da Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI), Profa. Dra. Maria Leonor Maia.

DSC 0570

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes

Em seu pronunciamento, o Professor José Arimatéia cumprimentou os membros presentes na mesa de honra, e destacou a importância da internacionalização para Administração Superior da UFPI. "Nós conseguimos celebrar diversos convênios com instituições estrangeiras, entre eles com o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras, além de parcerias bilaterais. Hoje eu assinei dois convênios, sendo um deles com a embaixada dos Estados Unidos, e o outro com a Universidade de Portland. Nós vamos dar sequência a este trabalho de construir parcerias com universidades de outros países, tendo em vista, enriquecer o intercâmbio de pesquisadores e estudantes", afirmou.

profsbeatriz

Assessora Internacional da UFPI, Beatriz Gama

A Assessora Internacional da UFPI, Beatriz Gama, conta que a ideia de realizar o evento surgiu após a docente participar de um curso sobre a internacionalização da Pós-Graduação em Portland. "Ao final do curso, nós tivemos a oportunidade de fazer uma proposta para termos um evento de internacionalização das nossas universidades. Então foi feita uma sugestão que envolvia as três instituições brasileiras que representavam o país durante o curso em Portland. As universidades participantes eram a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e a Universidade Federal do Piauí (UFPI)", pontuou.

DSC 0540

O Cônsul Matt Keener ressaltou as parcerias no campo educacional promovidas pelo consulado estadunidense no Nordeste do Brasil. "O intercâmbio educacional durante os últimos anos é uma prioridade bilateral entre os Estados Unidos e o Brasil. Eu quero agradecer a Professora Beatriz Gama por lançar esse projeto que discute a internacionalização e o intercâmbio entre o Piauí e os Estados Unidos", frisou.

Após a solenidade de abertura, aconteceu a palestra U.S. Graduation Scholarships for Foreigners (Bolsas de Estudo nos EUA para Estrangeiros) ministrada por Matt T. Keener (Public Affairs Officers - U.S. Consulate in Recife) e Margaret Everett (Vice-Provost of Graduation - Portland State University). O evento continuará com sua programação amanhã (24) no auditório do Centro de Tecnologia (CT).

DSC 0554

Discussão sobre a internacionalização da pós-graduação aconteceu no Cine Teatro da UFPI