Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI realiza I Fórum de Meio Ambiente do CT

UFPI realiza I Fórum de Meio Ambiente do CT

Com o intuito de discutir não só o cenário ambiental, mas também as políticas de proteção ao meio ambiente no Estado do Piauí, realizou-se na tarde desta segunda-feira (20) o I Fórum de Meio Ambiente do Centro de Tecnologia (CT), da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O evento se trata de uma iniciativa do Grupo de pesquisa em Recursos Naturais e Sustentabilidade Ambiental (RENASA).

DSC 0440

Mesa de abertura do I Fórum de Meio Ambiente do CT

Na ocasião estiveram presentes, a Diretora do Centro de Tecnologia, Profa. Dra. Nícia Leite; a Líder do Grupo de pesquisa em Recursos Naturais e Sustentabilidade Ambiental (RENASA), Profa. Dra. Mayra Fernandes Nobre; O Vice-Líder do RENASA e Coordenador do Curso de Engenharia Civil, Prof. Dr. Jean Prost Moscardi; o representante do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA-PI), Sr. Euler Martins; e o Secretário Estadual de Meio Ambiente, Sr. Luiz Henrique Sousa de Carvalho.

DSC 0444

Diretora do CT, Profa. Dra. Nícia Leite

Em seu pronunciamento, a Professora Nícia Leite agradeceu aos presentes e destacou a importância de debater sobre a temática ambiental dentro do âmbito acadêmico. "Nós não podemos deixar de pensar na sustentabilidade. Nós precisamos aliar as nossas profissões com o meio ambiente, para crescer e desenvolver. Então, eu vejo como essencial a discussão que está sendo realizada hoje. Por fim, eu quero parabenizar a Professora Mayra e o Professor Jean pela semente plantada, eu espero que aconteçam outras edições daqui para frente", afirmou.

DSC 0458

A Professora Mayra Fernandes aponta que um dos objetivos do I Fórum é suscitar o debate entre arquitetos e engenheiros, tendo em vista que essas graduações ficam presente no Centro de Tecnologia. "Os futuros egressos, quando estiverem atuando, se depararão com o cumprimento legal de uma legislação ambiental. Ao se deparar com certas exigências, muitos se perguntarão como proceder. Então, é preciso preparar os nossos profissionais, para que eles não sejam apenas capacitados a desempenhar suas funções, mas que também conheçam as legislações de proteção ambiental", frisou.

DSC 0464

Coordenador do Curso de Engenharia Civil, Prof. Dr. Jean Prost Moscardi

O Professor Jean Prost ressalta que na atualidade é impossível trabalhar na área das engenharias sem ter contato com o meio ambiente. "O evento de hoje, apesar de ser pequeno tem uma grande importância. É necessário, portanto, trazer a discussão à tona para que possamos formar profissionais capacitados e com conhecimento da realidade ambiental", pontuou.

O I Fórum de Meio Ambiente traz como temática central "O Panorama Ambiental no Estado do Piauí". Após, a mesa-redonda será realizada uma palestra com a Promotora Estadual de Meio Ambiente, Sra. Maria Eugênia Bastos.

DSC 0473

Estudante do sétimo período do Curso de Biologia, Raiane Chaves

Para a Estudante do sétimo período do Curso de Biologia, Raiane Chaves, o evento também é de interesse para outros acadêmicos de fora do CT. "Eu como estudante de Biologia, acho muito interesse poder falar sobre meio ambiente. Na minha opinião, o debate sobre panorama ambiental vale para as mais distintas áreas do conhecimento", finalizou.