Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Maior evento de Engenharia Florestal do Nordeste é realizado no Campus da UFPI em Bom Jesus

DSC 0349

Com quase trezentos participantes, foi aberto na noite dessa terça-feira (12), Dia do Engenheiro Florestal, o V Congresso Nordestino de Engenharia Florestal (CONEFLOR), que ocorre até 14 de julho no Campus Professora Cinobelina Elvas, da Universidade Federal do Piauí, em Bom Jesus. No mesmo período, é realizada também a VI Semana Acadêmica de Engenharia Florestal do Campus.

Realizado a cada dois anos, o Coneflor é considerado o evento de maior repercussão de Engenharia Florestal do Nordeste. Esta edição traz ao debate o tema "Manejo Florestal Sustentável: Potencial do Nordeste para Florestas de Produção".

A solenidade de abertura contou com a presença do Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, Reitor da UFPI; do diretor e da vice-diretora do Campus, Prof. Dr. Stélio Bezerra de Lima e Profa. Dra. Luciana Barboza Silva; do prefeito de Bom Jesus, Marcos Elvas; da coordenadora do Curso de Engenharia Florestal da UFPI e presidente do Congresso, Profa. Dra. Bruna Anair Souto, alem de estudantes e pesquisadores de universidades da Região Nordeste.

DSC 0367

Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, reitor da UFPI

Na sua fala, o Reitor destacou que “a Administração Superior tem apoiado eventos científicos como o V Coneflor por entender a importância dos debates para melhor preparar o acadêmico para os desafios da profissão”.

Ao recepcionar os participantes, a coordenadora do Curso de Engenharia Florestal frisou a relevância da profissional  da área para contribuir com o crescimento da região Nordeste.        “ Potencializar e valorizar a região é a missão de cada um de nós. Estamos aqui para socializar informações, discutir o cenário atual e o fortalecer essa área tão nobre que pode tanto contribuir para melhorar nossa realidade”, disse a professora Bruna Anair Souto.

O diretor do Campus da UFPI em Bom Jesus, em seu pronunciamento, fez referência à rápida expansão vivenciada pelo Campus em menos de dez anos de existência. “São 6 cursos de graduação, 3 cursos de pós e uma revista cientifica B2 nas ciências agrárias. É a colaboração de todos que faz esse campus e é por ter crescido tanto que hoje nos alegramos em sediar um evento tão significativo como o Conaflor”, afirmou Stélio Bezerra de Lima.

DSC 0364

Público lotou o auditório do  Campus Professora Cinobelina Elvas

O evento tem como público-alvo, além de estudantes de Engenharia Florestal do Nordeste, professores, pesquisadores, produtores rurais e florestais, executivos do setor, técnicos e consultores, bem como fornecedores de produtos e insumos. Na programação do V Conaflor, ocorrem palestras, debates e minicursos.

A palestra de abertura apresentou o tema “Cenário atual e perspectivas futuras da Engenharia Florestal”, com o Professor Doutor e Presidente da Sociedade Brasileira de Engenheiros Florestais, Carlos Adolfo Bantel. O palestrante abordou o surgimento da profissão, a maior oferta de graduações pelas universidades com o passar dos anos, e o posicionamento dos cursos na Região Nordeste em rankings que mensuram a qualidade das graduações. Falou também da relação engenheiro florestal e desenvolvimento regional.

“ É preciso conhecer o foco e os objetivos para saber que aspectos desenvolver na região, com olhos voltados não apenas ao ensino, mas também à pesquisa e à extensão, de maneira que o ambiente esteja preservado e que seja um fornecedor de riquezas”, finalizou.

Confira mais fotos:

DSC 0362