Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Maior evento de Engenharia Florestal do Nordeste é realizado no Campus da UFPI em Bom Jesus
Início do conteúdo da página

Maior evento de Engenharia Florestal do Nordeste é realizado no Campus da UFPI em Bom Jesus

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

DSC 0349

Com quase trezentos participantes, foi aberto na noite dessa terça-feira (12), Dia do Engenheiro Florestal, o V Congresso Nordestino de Engenharia Florestal (CONEFLOR), que ocorre até 14 de julho no Campus Professora Cinobelina Elvas, da Universidade Federal do Piauí, em Bom Jesus. No mesmo período, é realizada também a VI Semana Acadêmica de Engenharia Florestal do Campus.

Realizado a cada dois anos, o Coneflor é considerado o evento de maior repercussão de Engenharia Florestal do Nordeste. Esta edição traz ao debate o tema "Manejo Florestal Sustentável: Potencial do Nordeste para Florestas de Produção".

A solenidade de abertura contou com a presença do Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, Reitor da UFPI; do diretor e da vice-diretora do Campus, Prof. Dr. Stélio Bezerra de Lima e Profa. Dra. Luciana Barboza Silva; do prefeito de Bom Jesus, Marcos Elvas; da coordenadora do Curso de Engenharia Florestal da UFPI e presidente do Congresso, Profa. Dra. Bruna Anair Souto, alem de estudantes e pesquisadores de universidades da Região Nordeste.

DSC 0367

Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, reitor da UFPI

Na sua fala, o Reitor destacou que “a Administração Superior tem apoiado eventos científicos como o V Coneflor por entender a importância dos debates para melhor preparar o acadêmico para os desafios da profissão”.

Ao recepcionar os participantes, a coordenadora do Curso de Engenharia Florestal frisou a relevância da profissional  da área para contribuir com o crescimento da região Nordeste.        “ Potencializar e valorizar a região é a missão de cada um de nós. Estamos aqui para socializar informações, discutir o cenário atual e o fortalecer essa área tão nobre que pode tanto contribuir para melhorar nossa realidade”, disse a professora Bruna Anair Souto.

O diretor do Campus da UFPI em Bom Jesus, em seu pronunciamento, fez referência à rápida expansão vivenciada pelo Campus em menos de dez anos de existência. “São 6 cursos de graduação, 3 cursos de pós e uma revista cientifica B2 nas ciências agrárias. É a colaboração de todos que faz esse campus e é por ter crescido tanto que hoje nos alegramos em sediar um evento tão significativo como o Conaflor”, afirmou Stélio Bezerra de Lima.

DSC 0364

Público lotou o auditório do  Campus Professora Cinobelina Elvas

O evento tem como público-alvo, além de estudantes de Engenharia Florestal do Nordeste, professores, pesquisadores, produtores rurais e florestais, executivos do setor, técnicos e consultores, bem como fornecedores de produtos e insumos. Na programação do V Conaflor, ocorrem palestras, debates e minicursos.

A palestra de abertura apresentou o tema “Cenário atual e perspectivas futuras da Engenharia Florestal”, com o Professor Doutor e Presidente da Sociedade Brasileira de Engenheiros Florestais, Carlos Adolfo Bantel. O palestrante abordou o surgimento da profissão, a maior oferta de graduações pelas universidades com o passar dos anos, e o posicionamento dos cursos na Região Nordeste em rankings que mensuram a qualidade das graduações. Falou também da relação engenheiro florestal e desenvolvimento regional.

“ É preciso conhecer o foco e os objetivos para saber que aspectos desenvolver na região, com olhos voltados não apenas ao ensino, mas também à pesquisa e à extensão, de maneira que o ambiente esteja preservado e que seja um fornecedor de riquezas”, finalizou.

Confira mais fotos:

DSC 0362

DSC 0379

Fim do conteúdo da página