Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP) divulga edital de seleção
Início do conteúdo da página

Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP) divulga edital de seleção

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

A Universidade Federal do Piauí, por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação e do Centro de Educação Aberta e à Distância - CEAD, torna público o Edital PROFIAP Nº 02/2016 de seleção ao curso de Mestrado Profissional em Administração Pública.

O PROFIAP consiste em um Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Administração Pública em Rede Nacional, na modalidade à distância, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O programa, que é coordenado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior - ANDIFES conta, atualmente, com 21 instituições nacionais associadas, entre elas a Universidade Federal do Piauí (UFPI).

O Mestrado tem como objetivo principal a qualificação de profissionais que atuam na área de administração pública com nítido entendimento do papel do Estado no Brasil, do exercício da cidadania e que estejam preocupados com as questões éticas, sociais e ambientais que subsidiarão as políticas públicas que impactam a sociedade.

Segundo o Coordenador do Mestrado em Administração Pública da UFPI, Prof. Dr. Eulálio Campelo Filho “O curso é uma proposta inovadora com oferta nacional simultânea que busca atender a demanda regional por capacitação na área da gestão, contribuindo para qualificar nossos profissionais na prática da administração, aumentando assim a eficiência e a produtividade das organizações públicas, sejam elas, de âmbito municipal, estadual e/ou federal", afirmou.

IMG 5092

Pró-Reitor de Ensino de Pós-Graduação, Prof. Dr. Helder Nunes

A UFPI possui atualmente 10 cursos de doutorado, 40 cursos de mestrado, e dentre estes 07 são mestrados profissionais, voltados para a capacitação de pessoas que já atuam em áreas especificas do conhecimento. Esta proposta diferencia das demais, pois neste curso as atividades são à distância, facilitando o acesso dos alunos às atividades do curso através da internet, daí sua vinculação ao CEAD/UFPI. Pelo Edital nacional serão disponibilizadas um total de 185 vagas, distribuídas em duas categorias: Servidores das IFES e Demanda Social. Para o polo da UFPI serão oferecidas 15 vagas e dentre estas, 11 serão para os servidores das IFES e 04 para a demanda social, afirma o Prof. Helder Nunes da Cunha, Pró-Reitor de ensino de Pós-Graduação.

DSC 0851

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes

Nas palavras do Prof. José Arimatéia Dantas Lopes, Reitor da UFPI, esta é mais uma ação de sua gestão para melhorar a qualificação dos servidores da nossa universidade, em especial a categoria dos técnicos administrativos, somando-se esta nova ação ao Mestrado Profissional em Gestão Pública e ao Plano de Capacitação Interna - PCI que já encontram-se em execução.

 Para os interessados em ingressar no Mestrado em Administração Pública, a admissão acontece, por meio de um Exame Nacional de Acesso, contendo o resultado do teste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD). Este exame avalia os conhecimentos das línguas portuguesa e inglesa e habilidades em raciocínio lógico, quantitativo e analítico. O teste é composto por cinco provas cada qual com 17 questões, é realizado três vezes ao ano, nos meses de fevereiro, junho e setembro. A Inscrição para o próximo Exame Nacional de Acesso a turma 2016/2 ocorrerá no período entre 18 de julho a 19 de agosto e a última prova do ano ocorrerá em 18/09/2016.A previsão de início das aulas é para outubro de 2016.

Confira o edital no site do PROFIAP e na página da UFPI.

Fim do conteúdo da página