Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professora pioneira no estudo sobre doação de órgãos recebe homenagem da ALEPI
Início do conteúdo da página

Professora pioneira no estudo sobre doação de órgãos recebe homenagem da ALEPI

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

IMG 1693441462290189

Semiramis Jamil Hadad do Monte recebeu o título de cidadã piauiense (Foto: Assessoria da ALEPI)

A médica Semiramis Jamil Hadad do Monte, professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), recebeu o título de cidadã piauiense em solenidade na Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI). A sessão solene foi realizada no dia 3 de maio e atendeu ao requerimento da deputada Flora Izabel (PT).

Semiramis Monte nasceu na cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais, e reside no Piauí há 19 anos. A deputada Flora Izabel disse que a médica Semiramis Monte realiza um trabalho acadêmico e social de grande importância para o Piauí e para o mundo. “Em 1999, Semiramis implantou no Piauí o primeiro laboratório para dar suporte aos transplantes de órgãos da região, permitindo iniciar o programa com doador falecido”, afirmou ela.

Flora Izabel afirmou que a médica faz um trabalho que apoia o diagnóstico de forma precoce de várias doenças, como dengue, calazar e tuberculose, e que permite, também, o tratamento e acompanhamento de doenças genéticas raras, dando acessibilidade às pessoas desassistidas e residentes em locais distantes de Teresina. A parlamentar acrescentou que “ela desenvolveu programas computacionais para realização de transplantes complexos de órgãos e foi convidada para dar aulas nos Estados Unidos, levando o nome do Piauí para o mundo de forma positiva”.

Ao discursar na sessão solene, Semiramis Monte disse que chegou ao Piauí em 1995, afirmando que, juntamente com outros profissionais da área médica, realizou o sonho de implantar na UFPI um centro de excelência em biologia nuclear, o que permitiu avanços nas pesquisas de transplante de medula óssea. Ela declarou que esse trabalho possibilitou a formação de um cadastro de 50 mil potenciais doadores no Piauí, dando esperança a centenas de pessoas que necessitam de um transplante de medula óssea.


Seminaris Monte, que ficou emocionada e chorou ao falar sobre o apoio dado ao seu trabalho pelo marido, José Tibúrcio do Monte, e familiares, agradeceu à deputada Flora Izabel e a todos os parlamentares a homenagem que recebeu.

Fonte: ALEPI 

Fim do conteúdo da página