Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > NUPEGECI-UFPI promove aula pública intitulada "Vamos conversar sobre gênero?"

NUPEGECI-UFPI promove aula pública intitulada "Vamos conversar sobre gênero?"

DSC 0539

Docente do Departamento de Direito, Profa. Dra. Maria Sueli Rodrigues ao lado da advogada, Ana Carolina Magalhães, durante a aula 'Vamos conversar sobre gênero?"

É com o intuito de fomentar a discussão sobre o estudo de gênero e sexualidade, o Núcleo de Estudos e Pesquisas “Educação, Gênero e Cidadania (NEPEGECI)”, da Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou nesta quinta-feira (05), a aula pública intitulada "Vamos conversar sobre gênero?". O debate foi promovido no auditório Noé Mendes no Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL).

DSC 0521

Profa. Dra. Rita de Cássia Sobral é docente do Departamento de Serviço Social

Segundo a Coordenadora do ENGENDRE-UFPI, Profa. Dra. Rita Sobral, a proposta de realizar uma aula pública acerca da temática de gênero surgiu após o Projeto de Lei nº 20/2016. "O projeto começou a ser discutido na câmera de vereadores de Teresina, e ele visa vedar o debate e ações educativas referentes às questões de gênero nas escolas públicas municipais da capital. Então, nós que somos estudiosos da área, estamos fazendo essa aula com o intuito de desmistificar o assunto, porque há uma visão pautada sobre gênero que leva em conta apenas homem e mulher, desconsiderando outras práticas sexuais", afirmou.

DSC 0530

Profa. Dra. Shara Jane Adad é docente do Departamento de Fundamentos da Educação

A Profa. Dra. Shara Jane Adad frisa que o Projeto de Lei fere a produção acadêmica que trata da temática de gênero. "Independente de existir diferentes centros de ensino na nossa instituição, como o Centro de Ciências da Educação (CCE) e Centro de Ciências da Natureza (CCN), é necessário compreender que há semelhanças para estabelecer diálogo. A oportunidade da aula "Vamos conversar sobre gênero?" seria, portanto, o ponto de encontro, em que diferentes grupos de pesquisa da UFPI se unem para discutir o Projeto de Lei".

DSC 0558

Estudante do 5º período em Comunicação Social, Milena Rocha

Para a Estudante do 5º período em Comunicação Social, Milena Rocha, a ação é momento para instaurar a interdisciplinaridade com os outros Cursos da instituição. "Durante a atividade há o encontro com estudantes de diferentes cursos, o que torna possível trocar ideias e abrir o diálogo. Eu acredito que seria mais interessante se todos os grupos de pesquisa que estudam sobre gênero estivessem presentes nessa ocasião, assim como a possibilidade de debater a inclusão de disciplinas sobre gênero nos cursos de graduação", pontuou.

A iniciativa também contou com o apoio do Observatório de Juventudes e Violências na Escola (OBJUVE), Núcleo de Estudos em Gênero e Desenvolvimento (ENGENDRE), Grupo de Estudos SexGen (Sexualidade, Corpo e Gênero), Comissão da Diversidade Sexual da OAB/PI, entre outros segmentos da sociedade piauiense.

DSC 0548

Discussão aconteceu no auditório Noé Mendes no CCHL/UFPI