Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Encontro Nacional de pesquisadores discute em Teresina fontes alternativas de combustíveis
Início do conteúdo da página

Encontro Nacional de pesquisadores discute em Teresina fontes alternativas de combustíveis

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

O Simpósio Nacional de Biocombustíveis (BIOCOM) está sendo promovido pela Associação Brasileira de Química (ABQ) em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI).

DSC 1167

Solenidade de abertura do BIOCOM

Participaram da solenidade de abertura, na última quarta-feira dia 27, o Pró-reitor de Ensino e Pós-graduação da UFPI, professor Dr. Hélder Nunes, O presidente da ABQ nacional, Robério Fernandes e a professora Dr.ª do departamento de Química da UFPI, Mônica Regina Silva de Araújo.

O evento tem como objetivo abordar os principais aspectos dos biocombustíveis e buscar a interação entre agentes governamentais, pesquisadores, setor produtivo e estudantes da pós-graduação e graduação.

A professora Dr.ª Mônica Regina Silva destacou a importância da pesquisa no momento atual em que o mundo precisa adotar práticas de consumo sustentáveis. “Já estamos em um cenário em que é mais que urgente essa preocupação, com a química verde e novas alternativas de combustíveis, limpos de poluentes e que promovam a sustentabilidade”, afirmou.

DSC 1180

Jean Carlos Antunes Catapreta, professor da UFPI (da direita para esquerda)

Participante do Simpósio, o professor, mestre em Química da UFPI, Jean Carlos Antunes Catapreta, também expressa a mesma preocupação. “Todo esse momento de mudanças climáticas no planeta e o iminente esgotamento das fontes de combustíveis fósseis não deixam outra saída se não o uso de fontes de recursos renováveis”. O professor afirma ainda que atualmente a UFPI conta com laboratórios onde estão sendo pesquisados combustíveis a partir da cana de açúcar e capim.

O BIOCOM é itinerante, e nessa edição conta com palestrantes de todo o país e pesquisadores e estudantes que se dividem em mesas redondas, conferências e apresentação de trabalhos orais e Pôsteres.

Mais informações sobre o evento, como a programação, estão disponíveis no site: http://www.abq.org.br/biocom

Fim do conteúdo da página