Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Centro Acadêmico de Comunicação promove Semana “ComFusão”

Centro Acadêmico de Comunicação promove Semana “ComFusão”

Durante os dias de 11 a 15 de abril, o Centro Acadêmico de Comunicação Social (CACOS) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou a Semana “ComFusão” para receber os alunos do curso de Comunicação Social.  Entre as atividades, os estudantes participaram de mesas de debate, visita a meios de comunicação, palestras e apresentações de trabalhos.

A programação da Semana contou também com apresentações dos órgãos suplementares da Universidade, como Departamento e Coordenação de Comunicação Social, dos Grupos de Pesquisa realizados no Curso, além de entidades estudantis como o Diretório Central dos Estudantes (DCE), a Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (ENECOS), Rua - Juventude Anticapitalista  e AIESEC.

“A proposta da semana foi de receber todos os alunos para começar o período 2016.1 de forma diferente, integrando todos os alunos, com atividades lúdicas, mas sem deixar de lado discussões importantes no que se refere o mercado de trabalho e a importância de se estudar jornalismo. O saldo é positivo porque pudemos acolher nossos calouros e apresentar pra eles a universidade, além de promover uma aproximação entre os estudantes” afirma o estudante Roberto Araújo, Coordenador Geral do Centro Acadêmico (CACOS).

IMG 8337

Professor Luízir de Oliveira, do Departamento de Filosofia no espaço "Vamos conversar!"

Foram convidados profissionais de diversas áreas como: O Professor da do Curso de Comunicação Social, Paulo Fernando, do Departamento de Filosofia, Luízir de Oliveira, União dos Jornalistas do Piauí (Unijor-PI), o Líder comunitário Ascanio Sávio, os alunos do curso Ana Paula Diniz, Thiago Furtado, Tarciana Gomes, Inácio Pinheiro, Jade Oliveira e Raiana Alburquerque.

IMG 8715

Estudantes do curso de Comunicação visitam rádio comunitária na zona sul de Teresina

Na visita a um meio de comunicação, os alunos visitaram a rádio comunitária Verôna, na zona sul de Teresina. “A visita é importante porque é um reconhecimento do papel de uma emissora que presta serviço para comunidade. Aqui não deixa de ser uma escola, assim é sempre bom receber os alunos da Universidade”, diz o radialista Carlos Silva.

Para a aluna do primeiro período de Comunicação Social, Rebeca Lima, visitar esses meios de comunicação é uma forma de valorização. “A visita é importante até para valorizar aquilo que tem na nossa cidade e que não percebemos. A rádio comunitária, por exemplo, eu não conhecia e pude perceber que o trabalho deles é importante. Como futuros comunicadores, isso acaba instigando nossa iniciativa de ir atrás, de tirar do papel as nossas ideias”, conta.

“A Semana é muito importante porque saímos do ensino médio com uma visão um pouco fechada e, conhecendo os meios nessas visitas, começamos a ter uma visão mais abrangente.No futuro essa experiência vai ter um significado e quem sabe até decidir nossa vida daqui para frente”, acrescenta Rebeca.

IMG 8523

Jornalista Eulália Vasconcelos mediou o espaço “Televisão em tempos de smartphones”

Seguindo a programação, o espaço “Televisão em tempos de smartphones” foi apresentado pela pela jornalista Eulália Vasconcelos, graduada pela UFPI. Os estudantes tiveram a oportunidade de discutir a relação da televisão com as novas tecnologias. “É extremamente importante, a academia tem que caminhar junto com o mercado. O aluno hoje é estudante mas ele é o profissional de amanhã. Ele devem estar conectado com o que está acontecendo” ressalta Eulália.

A turma do primeiro período participou ainda do trote solidário com a visita ao Lar de Maria, casa de apoio a crianças com câncer.

Confira mais fotos:

IMG 8489