Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > CA de engenharia civil e Atlética Garra lançam campanha de doação de medula óssea

doacao engenharia

O Centro Acadêmico do Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Piauí (CAEC/UFPI) e a AssociaçãoAtlética Acadêmica de Engenharia Civil (Atlética Garra) lançaram a campanha “Doe Medula e Salve Vidas”.

A campanha está mobilizando os estudantes para se cadastrarem no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME). No dia 4 de maio, O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (HEMOPI) estará no Auditório do Centro de Tecnologia (CT/UFPI), das 8h às 15h, para fazer o cadastro de doadores.

Segundo a estudante Sarah Costa, a motivação da campanha é devolver à sociedade o que a Universidade oferece. “Nós da Atlética Garra e do Centro Acadêmico sempre procuramos alinhar nossos trabalhos acadêmicos com projetos sociais. Percebemos que estava tendo uma necessidade grande em Teresina e no Brasil desse cadastro de medula óssea, então, resolvemos fazer essa campanha para ajudar o REDOME”, destacou.

A divulgação da campanha teve início nas redes sociais digitais. “Demos início à divulgação pela internet no Instagram, na página oficial do CA no Facebook e, além disso, estamos contando com o apoio da UFPI na divulgação para que possamos alcançar o máximo de pessoas que possam fazer essa doação. Convidamos todos os estudantes da UFPI para apoiarem a campanha e fazerem a doação, são apenas 5 ml de sangue que podem contribuir para salvar a vida de alguém”, informou o estudante Ronne da Cruz.

Segundo o REDOME, para se tornar um doador de medula óssea é necessário:

– Ter entre 18 e 55 anos de idade.
– Estar em bom estado geral de saúde.
– Não ter doença infecciosa ou incapacitante.
– Não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico.
– Algumas complicações de saúde não são impeditivas para doação, sendo analisado caso a caso.

Mais informações sobre o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea e os procedimentos para a doação de medula óssea podem ser vistas no site do REDOME.