Restruturação e Monitoramento da Infraestrutura de TI da UFPI

Complementando as atividades de melhoria na infraestrutura de redes de comunicação interna, iniciada em 2012, o NTI realizou uma reestruturação das redes dos diversos setores que compõe a UFPI. Essa restruturação, que contemplou a troca de ativos de redes (79 switches e 272 transceivers) e implantação de novos enlaces de fibra óptica (total de 2.265 metros), tem como objetivo ampliar a capacidade de comunicação e diminuir a incidência de falhas, promovendo melhorias fundamentais para o adequado aproveitamento das recentes ampliações nos links de Internet da UFPI e para agilizar o acesso aos novos sistemas em implantação.

Associado a essa reestruturação foram desenvolvidas atividades de reorganização, sinalização e cadastramento dos racks que armazenam os equipamentos de rede descentralizados, de forma a permitir o monitoramento de todos os ativos de rede da UFPI. Essa ação tem como objetivo promover o gerenciamento pró-ativo da rede da UFPI, possibilitando que na ocorrência de falha em qualquer um desses equipamentos, automaticamente uma medida corretiva seja tomada pela equipe do NTI, sem a necessidade de o usuário fazer uma reclamação.

Através da central de monitoramento, instalado na divisão de gerenciamento de redes do NTI, dados capturados de todos os equipamentos de rede e servidores da UFPI são consolidados e geram informações gráficas que permitem identificar falhas e interrupções no funcionamento da rede e sistemas institucionais. Os sistemas de monitoramento implantados geram informações que permitem identificar, dentre outras coisas, falhas em equipamentos, temperatura e consumo energético do Data Center, consumo de banda por setor e sobrecarga em equipamentos e sistemas.

De forma a dar transparência as atividades desenvolvidas no NTI e permitir que o usuário acompanhe o funcionamento da rede da UFPI o acesso aos mapas de monitoramento foram disponibilizados para ser acessados através do endereço eletrônico http://monitoramento.ufpi.br/ . Nos mapas é possível observar tanto o consumo individual de cada setor como o status do funcionamento de cada equipamento de rede.