Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professor Francisco Alcides do Nascimento é promovido à classe de professor titular

O Prof. Dr. Francisco Alcides do Nascimento, docente do Programa de Pós-Graduação em História do Brasil e Departamento de História da Universidade Federal do Piauí, defendeu nesta quarta-feira (20) o Memorial Acadêmico: “A invenção de si pelo exercício reflexivo da profissionalização”. A solenidade aconteceu no Cine teatro da UFPI e faz parte das exigências do processo de Avaliação de Desempenho, com a finalidade de promover o docente para a Classe E, de professor titular, sendo aprovado para o último nível da carreira.

Prof. Dr. Francisco Nascimento Coordenador do Programa de Pós Graduação em História do Brasil

Professor Dr. Francisco de Assis de Sousa Nascimento

Segundo Coordenador do Programa de Pós-Graduação em História do Brasil, Professor Dr. Francisco de Assis de Sousa Nascimento, a defesa do professor Francisco Alcides do Nascimento é a primeira arguição de professor titular do Departamento de História e explica a importância docente para UFPI. “O professor Alcides representa para o nosso programa, uma conquista muito grande, tendo em vista, que ele é criador do Programa de Pós-Graduação em História e também representa para nós o incentivo e inspiração no que se refere à pesquisa”, explica.

Prof. Dr. Francisco Alcides

Prof. Dr. Francisco Alcides do Nascimento

Para o Prof. Dr. Francisco Alcides do Nascimento a promoção à classe de professor titular significa chegar ao topo da carreira acadêmica. “É um reconhecimento do trabalho de uma vida”, pontuou.

Comissão avaliadora 1

Comissão Especial de Avaliação

A Comissão Especial de Avaliação foi constituída por: Durval Muniz de Albuquerque Júnior (Titular-UFRN); Gisafran Nazareno Mota Jucá (Títular –UECE); Maria Izilda Santos de Matos (Titular –PUC-SP); Guiomar Passos de Oliveira (Titular-UFPI).

Promoção à Classe E

A avaliação para professor titular é constituída de duas etapas. A primeira consiste no processo de avaliação do desempenho acadêmico, levando em consideração diversas atividades desenvolvidas pelo docente, como sua produção intelectual, atividades de extensão, exercícios de cargos, entre outras. Nesta etapa, o professor Luís Carlos atingiu 471 pontos, para um mínimo de 170 pontos.

A segunda etapa pode ser executada através da apresentação e defesa de Memorial ou ainda como defesa de Tese Inédita. No memorial, o candidato deverá fazer descrição e análise de sua atuação como docente ao longo da carreira, priorizando suas atividades nos últimos 10 anos.

Formação e atuação

Francisco Alcides do Nascimento concluiu o doutorado em História pela Universidade Federal do Piauí em 1999. Realizou estágio de pós-doutorado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 2012.

Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal do Piauí. Atua no Programa de Pós-Graduação em História do Brasil da Universidade Federal do Piauí, bem como no Departamento de História da mesma instituição.