Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Zica, dengue e chikungunya são tema de palestra realizada na UFPI

Zica, dengue e chikungunya são tema de palestra realizada na UFPI

“Zika, Dengue e Chikungunya: um desafio para saúde pública” no Piauí foi o tema de palestra organizada pela Coletiva dos Estudantes de Farmácia da Universidade Federal do Piauí (ENEFAR / UFPI). O evento aconteceu na tarde de terça-feira (19), no auditório do curso de Farmácia e teve a participação da Prof. Dra. Veruska Cavalcanti e do farmacêutico José Felipe Vieira que discutiram sobre a atual crise sanitária provocada pela tríplice epidemia viral de dengue, chikungunya e zika, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

palestra1

Profa. Dra. Veruska Cavalcanti durante realização da palestra

A Profa. Dra. Veruska Cavalcanti, do Departamento de Parasitologia e Microbiologia da UFPI, discutiu sobre as arboviroses que são um desafio para a saúde pública do Piauí, conscientizou a comunidade acadêmica sobre as medidas de prevenção contra o mosquito transmissor das três doenças e destacou os principais enfrentamentos e atuais desafios da vigilância e da atenção à saúde no combate e prevenção da dengue, chikungunya e zika. “Para combater o mosquito é preciso conhecer. E a melhor maneira que temos atualmente para enfrentar o mosquito é não deixar ele nascer. É eliminar os possíveis criadouros”, explica.

palestra2

Farmacêutico José Felipe Vieira

O farmacêutico do Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí, José Felipe Vieira, destacou os diagnósticos laboratoriais das arboviroses como fonte importante para a vigilância das doenças, monitoramento dos sorotipos circulantes dos vírus e para diagnóstico diferencial de outras doenças que causam sinais e sintomas clínicos semelhantes.

palestra3

Evento teve como público-alvo os estudantes e outros envolvidos com a atenção ou controle destas viroses

Ufpi sem aedes

A Universidade Federal do Piauí, juntamente com o Laboratório de Parasitologia e Entomologia – LAPES, iniciou no início do ano, a campanha “UFPI sem Aedes” para controlar a população do mosquito, eliminando os recipientes que possam acumular água parade, seja água limpa ou suja para  impedir que a fêmea do mosquito encontre um possível criadouro dentro da Universidade.

O que é dengue, chinkungunya e zika?

Dengue

A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

A infecção por dengue pode ser assintomática, leve ou causar doença grave, levando à morte. Normalmente, a primeira manifestação é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos também são comuns.

Chikungunya

A Febre Chikungunya é uma doença que também é transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. No Brasil, a circulação do vírus foi identificada pela primeira vez em 2014.

Os sintomas iniciam entre dois e doze dias após a picada do mosquito. Os principais sintomas são: febre alta de início rápido, dores intensas nas articulações dos pés e mãos, além de dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer ainda dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele.

Não é possível ter Chikungunya mais de uma vez. Depois de infectada, a pessoa fica imune pelo resto da vida.

Zika

O Zika é um vírus também transmitido pelo Aedes aegypti e identificado pela primeira vez no Brasil em abril de 2015.

Os principais sintomas são: dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos. Outros sintomas menos frequentes são inchaço no corpo, dor de garganta, tosse e vômitos.

Zika x Microcefalia

Microcefalia é uma malformação congênita, em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada durante a gestação do bebê. Esta malformação congênita pode ser causada por vários fatores de diferentes origens, como substâncias químicas e radioativas e patógenos, como bactérias e vírus.