Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI leva o cinema às escolas de ensino médio do município de Parnaíba
Início do conteúdo da página

UFPI leva o cinema às escolas de ensino médio do município de Parnaíba

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Com o objetivo de construir um diálogo com os estudantes do ensino médio sobre a produção cinematográfica de diferentes categorias e gêneros, integrantes do Curso de Pedagogia e do Departamento de Ciências, Educação e Desporto da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Ministro Reis Velloso (Parnaíba), realizaram o projeto de extensão “Cinema-Educação: despontando cidadania para além dos muros da UFPI”.

João Silva 21

O projeto é executado em escolas públicas de Parnaíba

Em parceria com a 1ª Gerencia Regional de Educação (GRE) e apoio das escolas estaduais do Piauí, o projeto que é coordenado pelo Prof. Dr. Samuel Pires Melo, está sensibilizando alunos do ensino médio de Parnaíba a serem agentes de transformação social, por meio da sétima arte.

Nas primeiras exibições, os filmes foram escolhidos pelos discentes bolsistas e os coordenadores que focaram na importância de debater a realidade social existente entre diferentes categorias. Assim, o documentário Hiato fez parte do resultado do debate a ser levado às escolas. A estratégia de atuação se dá com a apresentação do Projeto e de sua equipe seguida da exibição do filme. Após o término de cada exibição, acontece um bate papo dinâmico sobre o tema abordado.

Jeanete Souza 11

O documentário "Hiato" foi exibido nos primeiros dias de encontro

No mês de abril já foram realizadas três exibições nas escolas estaduais Senador Chagas Rodrigues, Jeanete Souza e João Silva, perfazendo um público total de cerca de 400 discentes do ensino médio.

Segundo o coordenador do Projeto, Samuel Pires, adentrar as escolas de ensino médio de Parnaíba é uma oportunidade de romper os muros invisíveis entre a UFPI e as comunidades, pois essas primeiras ações significam uma desconstrução sobre os outros, desde o local ao global. 

Fim do conteúdo da página