Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professores da UFPI lançam livro sobre a Cadeia Produtiva da Pesca no Delta do Parnaíba

capa

Os professores e pesquisadores, Dr. Cezar Fernandes e Dra. Edna Cunha do curso de Eng. de Pesca da UFPI, convidam professores, alunos, técnicos administrativos, e toda comunidade para participar do lançamento do livro Cadeia Produtiva da Pesca no Delta do Parnaíba e Área Marinha Adjacente a ser realizado no próximo dia 25 de abril às 9 horas no Auditório Central do Campus Parnaíba-UFPI.

O livro é um produto elaborado em parceria entre o Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Departamento de Ciências do Mar, curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Piauí através de projeto de pesquisa financiado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Este provavelmente, trata-se de um primeiro e mais atualizado documento que comtempla na verdade um diagnóstico do setor pesqueiro nos Estados do Piauí e Maranhão, mais especificamente na área do Delta do Rio Parnaíba. São fornecidas informações sobre a cadeia de produção de pescados, incluindo a área de pesca, principais espécies capturadas, volume de produção, sazonalidade das pescarias, esforço de pesca (número de pescadores e embarcações de pesca), artes de pesca empregadas (design e materiais utilizados), modos de operação de pesca, métodos de conservação e processamento do pescado, e comercialização, além do contexto socioeconômico.

Certos de contar com sua valiosa presença, e paralelamente gratos pela oportunidade de compartilhar uma obra de grande importância para a comunidade que vive e usufrui dos recursos pesqueiros na região, e, sobretudo contribuir para um plano de manejo e gestão.