Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Solenidade de abertura da oficina de qualificação da equipe UNASUS-UFPI

Solenidade de abertura da oficina de qualificação da equipe UNASUS-UFPI

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (14), a solenidade de capacitação da equipe da Universidade Aberta, do Sistema Único de Saúde, da Universidade Federal do Piauí (UNASUS-UFPI). O objetivo do encontro é desenvolver uma oficina preparatória para os dirigentes conduzirem os cursos da UNASUS-UFPI, adequando as aulas já ofertadas pelo modelo nacional. O evento conta com o apoio da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), UNASUS Nacional e Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

destaque unasus

Solenidade aconteceu na sala de conselho departamental do CCS/UFPI

Na ocasião, estiveram presentes a Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira; o Diretor do CEAD-UFPI e Coordenador da UNASUS-UFPI, Prof. Dr. Gildásio Guedes; a Coordenadora Adjunta do CEAD-UFPI, Profa. Me. Liana Rosa Brito; o Superintendente da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino e Extensão (FADEX), Prof. Dr. Lívio César Cunha Nunes; o Vice-Coordenador do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (NESCON) da UFMG, Prof. Dr. Edson José Corrêa; e o Coordenador de Monitoramento e Avaliação da UNASUS Nacional, Alisson Lemos.

IMG 4387

Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira

Em seu pronunciamento, a Profa. Dra. Nadir Nogueira ao saldar os membros da mesa de honra, destacou a importância de qualificação da equipe UNASUS-UFPI. "A Universidade aderiu à rede UNASUS no ano de 2013 e, hoje, teremos uma capacitação em que haverá uma troca de experiências e expertises, com o objetivo de fortalecer esta rede. Também preciso ressaltar a parceria que temos com o Ministério da Educação e Ministério da Saúde, nós temos o Pró-saúde, trabalhamos com a Fiocruz na Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF), inclusive a UFPI foi a nona instituição a integrar o programa em rede. Além de termos dois cursos na área de saúde da família, recentemente a RENASF realizou uma reunião em Fortaleza, e como não pude ir, a Professora Claudete Monteiro representou a nossa Instituição, o encontro teve o intuito de construir e planejar o projeto de doutorado em Saúde da Família. Finalizo dizendo que de 2012 até o momento, nós conseguimos dobrar o número de doutorados da UFPI, demonstrando o compromisso com o ensino, pesquisa e extensão e, tenho certeza, que continuaremos dando continuidade ao crescimento da nossa Universidade", afirmou.

Gildásio

Diretor do CEAD-UFPI, Prof. Dr. Gildásio Guedes enfatiza o apoio da administração superior da UFPI

Segundo o diretor do CEAD-UFPI, Professor Gildásio Guedes, é satisfatório poder participar da solenidade, tendo em vista que anos atrás a Instituição concorreu com o edital nacional da UNASUS. "Hoje é o momento de máxima importância, não pela capacitação, mas pela instalação da UNASUS-UFPI. É preciso reconhecer o valor do ensino a distância e como esse modelo ganhou tradição nos últimos dez anos. Ao longo da nossa gestão, nós implantamos quinze cursos de graduação, quinze especializações e alguns cursos de mestrado semipresenciais. Além disso, preciso também agradecer o apoio da atual administração superior da UFPI para a realização destes acontecimentos", destacou.

Empossado no dia 08 de abril, o Superintendente da FADEX, Prof. Dr. Lívio César Cunha Nunes, reafirmou o compromisso com a UNASUS-UFPI. "Estou há poucos dias no cargo, mas estamos muito motivados. Então, estamos à disposição para cooperar na parte administrativa e financeira, com o objetivo de fornecer celeridade no processo, auxiliando os professores a conduzirem suas pesquisas", pontuou.

IMG 4405

Colaboradora da secretaria executiva da UNASUS, Profa. Dra. Rita Maria Lino Tarcia

Além dos administradores e gestores envolvidos, outros pesquisadores estavam presentes com o objetivo de ministrarem conferências e palestras ao longo do dia para a capacitação da equipe. Entres eles está a colaboradora da Secretaria Executiva da UNASUS, Profa. Dra. Rita Maria Lino Tarcia. "Nós estamos realizando uma segunda oficina, e na lógica da UNASUS é uma capacitação em que vamos compartilhar experiências, trocar percepções. Os projetos em cada universidade crescem a partir da troca presente nesta rede. Então, é um momento muito importante, me sinto honrada em fazer parte e poder compartilhar com as experiências que construímos na UNASUS da UNIFESP", comentou.

A UNASUS é uma rede criada pelo Ministério da Saúde em 2010, para atender as necessidades de capacitação e educação dos profissionais de saúde que atuam no Sistema Único de Saúde. Todos os cursos oferecidos pela Rede UNASUS são gratuitos e utilizam a modalidade de ensino a distância, o que facilita o estudo e aperfeiçoamento dos profissionais.