Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Embaixador participa de evento de Ciências Sociais na UFPI

Embaixador participa de evento de Ciências Sociais na UFPI

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) sedia, de 04 a 07 de setembro, o XV Encontro Norte e Nordeste de Ciências Sociais - CISO (XV CISO/PRE-ALAS 2012), uma prévia do Encontro Nacional da Associação Latina Americana de Sociologia (ALAS) em caráter regional que reunirá pesquisadores, professores, estudantes e demais interessados na sociologia. Entre as presenças confirmadas, o embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, que exerceu o cargo de Alto Representante-Geral do MERCOSUL e foi Ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República e Secretário-Geral do Itamaraty.

O XV CISO/PRE-ALAS 2012 tem como tema "Desenvolvimento, Meio Ambiente e Paisagem Humana no Norte/Nordeste: Desafios e Perspectivas". Até o momento, 2.168 pessoas cadastraram trabalhos acadêmicos no site do evento. Dos 1.290 resumos enviados, 890 já foram aprovados. Além de palestras e grupos de trabalho simultâneo concentrados em alguns eixos temáticos, como ciências sociais e esporte; antropologia, política e economia; meio ambiente e desenvolvimento, a programação do XV CISO/PRE-ALAS 2012 oferece painéis, minicursos e mesas-redondas sobre diversos temas de interesse social.

Em relação ao Piauí, serão discutidos os impactos das obras de construção da ferrovia Transnordestina, assim como a construção de três novas usinas hidrelétricas (Palmeirais, Ribeiro Gonçalves e Uruçuí), com suas respectivas barragens, o alargamento das áreas dedicadas à agroindústria (sobretudo soja e eucalipto), o incremento da mineração (com a descoberta de jazidas de minério de ferro em Paulistana, Simões, Betânia do Piauí e Jacobina do Piauí) e o aumento na exploração do potencial turístico do litoral do Estado. O Encontro é referência no que diz respeito à produção científica na área de Ciências Sociais.

"É a primeira vez que o CISO ocorrerá no Piauí e tenho plena confiança de que será uma grande oportunidade de geração e difusão de conhecimento. Essa minha confiança é ratificada pelo expressivo número de trabalhos já inscritos, que supera todas as expectativas", afirmou o presidente da Associação Latino-Americana de Sociologia (ALAS), professor doutor Paulo Henrique Albuquerque Martins, que tem a presença confirmada em uma das quatro conferências do XV CISO/PRE-ALAS 2012.

Mais de 600 pessoas inscritas confirmaram presença no evento que tem, entre os objetivos principais, o fortalecimento do processo de internacionalização das universidades brasileiras e o estímulo à formação de redes de pesquisa que tenham como temática as problemáticas relacionadas às regiões Norte e Nordeste do Brasil. Já estão confirmadas conferências com a professora doutora Irlys Barreira, presidente da Sociedade Brasileira de Sociologia; e com o professor (PhD) Marcelo Arnold, da Universidade do Chile, que irá falar sobre os desafios das ciências sociais; além de uma sessão especial sobre a Associação Latina Americana de Sociologia (ALAS) e o XXIX Congresso Internacional da ALAS com o professor Paulo Henrique Martins - presidente da ALAS. O XV CISO incorpora o Encontro Nacional da Associação Latina Americana de Sociologia (ALAS), chamado de PRÉ-ALAS Brasil, prévia ao Congresso Internacional da Associação, que ocorrerá em 2013, no Chile, e já tem parcerias firmadas com a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e a Fundação Joaquim Nabuco, em Recife.

Para mais informações, visite o site: http://www.ciso2012.sinteseeventos.com.br/