Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI participa de reunião sobre "Inglês sem Fronteiras"

UFPI participa de reunião sobre "Inglês sem Fronteiras"

Na semana passada, a assessora internacional da UFPI, Profª Drª Érica Fontes, participou no MEC de uma reunião do "Inglês sem Fronteiras", projeto ligado ao "Ciências sem Fronteiras", que prevê a preparação em língua inglesa para possíveis bolsistas do programa.

I- Seguem abaixo os principais pontos discutidos na reunião do "Inglês sem Fronteiras":

• Serão aplicados teste de nivelamento nacional para diagnóstico dos alunos que não conseguiram a nota necessária em edições anteriores do CsF;
• Haverá uma preparação das IFES para que sejam credenciadas como pontos autorizados de aplicação do TOEFL;
• Haverá aplicação do TOEFL nas IFES preparadas.

II- Também serão preparadas as seguintes ações de curto prazo:

• Será feito um levantamento do potencial a ser atingido pela IFES;
• Será feito um levantamento de materiais já produzidos pelas instituições de ensino que possam ser compartilhados;
• Será realizada uma catalogação de materiais disponibilizados pela Internet com acesso livre;
• Serão propiciados cursos de imersão, intensivos e semi-intensivos aos alunos que tem potencial para se tornarem bolsistas do CsF.

III- As ações de médio e longo prazo são as seguintes:

• Dependendo da capacitação linguística, poderá haver flexibilização do IRA exigido;
• A UFPI utilizará o TOEIC como teste de nivelamento, mas lembra que o teste oficial do CsF é o TOEFL/IBT. A UFPI indicará nominalmente ao MEC quem poderá fazer o teste;
• A UFPI também prevê inscrição da instituição como centro aplicador do IELTS, prova de proficiência exigida para candidatos a instituições do Reino Unido. O British Council está fornecendo até 2000 aplicações de seu teste de proficiência completamente grátis para candidatos ao CsF.

Ressaltamos também que as ações supracitadas deverão ocorrer até o dia 20 de dezembro de 2012.