Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI firma parceria para desenvolver produtos para o tratamento do Calazar

UFPI firma parceria para desenvolver produtos para o tratamento do Calazar

DSC 4149

Administração Superior e representantes da empresa Jessan Progresso Representações- Fitoagro

Na tarde desta sexta-feira dia (8) aconteceu, no Salão Nobre da Reitoria, assinatura do convênio entre a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a empresa Jessan Progresso Representações- Fitoagro, para o desenvolvimento de produtos no tratamento da Leishmaniose, popularmente conhecida como calazar. A parceria, que será coordenada pelo Núcleo de Inovação Tecnológica ( NINTEC) da UFPI, abordará o aperfeiçoamento de medicamentos à base de extrato de plantas.

DSC 4090

Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes discutindo a parceira para o desenvolvimento de produtos para o tratamento da Leishmaniose.

Segundo o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, a importância do tratamento servirá não só para a sociedade acadêmica, mas sim para toda a população. “Iremos com essa pesquisa, dar para toda comunidade um retorno na melhoria da qualidade de vida. Convênios como esses é preciso avançar para que nossa cidade possa procurar por novos convênios”.

Para João Evangelista Sousa, presidente da Fitoagro, é fundamental o desenvolvimento do produto para pesquisas. “Essa parceria é fundamental para o desenvolvimento da segurança do nosso produto, podendo ser desenvolvido outros produtos a partir deste “, disse.

De acordo com a ,Prof. Maria Rita Coordenadora do NINTEC, é interessante o primeiro passo de uma relação direta e regulamentada entre o público e o privado, pois é uma parceria com a Universidade para todo o desenvolvimento para pesquisa. “O importante é que esse convênio vem desburocratizar e facilitar muitas outras etapas futuras, isso que nós como academia precisamos colocar em prática e possamos agilizar, dar oportunidade a uma pesquisa que de uma forma bem precária estava acontecendo na forma privada, mas com a parceria com a universidade que ela possa gerar produtos que podem chegar à sociedade com rapidez e segurança” afirma.