Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > HU-UFPI realiza atividades sobre segurança do paciente

HU-UFPI realiza atividades sobre segurança do paciente

HU semana segurança

Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente coordenam atividades sobre segurança do paciente

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) realizou, nos dias 6 e 7 deste mês, diversas atividades para a promoção da segurança do paciente no hospital. A programação integra o evento comemorativo pelos dois anos de lançamento do Programa Ebserh de Segurança do Paciente.

As atividades, sob coordenação do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente, tiveram início na quarta-feira (6), com a apresentação dos resultados de uma avaliação multimodal da higienização das mãos dos profissionais da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital. A pesquisa, realizada no período 25 de fevereiro a 9 de março, permitiu a observação direta dos profissionais de saúde durante suas rotinas de trabalho.

Dr. Peron Ribeiro Soares, Chefe do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente, explica que, “ a divulgação dos resultados do estudo no próprio local de trabalho, faz parte das ações de intervenção para melhoria da higienização das mãos dos profissionais, oportunidade onde foi abordada a importância do tema, os cinco momentos para sua realização e a técnica correta”.

Profissionais do HU-UFPI participam de videoconferência

A apresentação dos dados da pesquisa também aconteceu na quinta-feira (7), data em que profissionais do HU-UFPI também participaram de uma videoconferência, nos turnos da manhã e da tarde, com diversas temáticas relacionadas à segurança do paciente. Estiveram presentes membros do Núcleo de Segurança do Paciente, integrantes dos grupos de trabalho do Núcleo de Segurança do Paciente, investigadores do Vigihosp(Aplicativo de Vigilância em Saúde e Gestão de Riscos Assistenciais Hospitalares), gerentes e colaboradores do HU-UFPI.

A programação terá continuidade no período de 14 a 20 deste mês com a realização de um treinamento acerca do protocolo de prevenção de úlcera por pressão. Serão dez turmas formadas por médicos, enfermeiros, residentes, entre outros colaboradores do HU-UFPI. Em maio, ocorrerá a II Campanha de Higienização das Mãos do HU-UFPI.

Para a enfermeira Maria do Socorro Rêgo de Amorim, Chefe da Unidade de Gerência de Riscos Assistenciais, é de indiscutível importância que os profissionais do HU-UFPI se voltem a discutir questões relacionadas à segurança do paciente. “As ações de segurança efetiva do paciente agregam qualidade na prestação de serviço, geram credibilidade à instituição e satisfação dos usuários dos serviços”, finaliza.