Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Lançamento do livro "Botânica na Escola: enfoque no processo de ensino e aprendizagem"

livro parnaíba

O docente do Curso de Ciências Biológicas, do Campus Ministro Reis Velloso (CMRV), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. Jesus Rodrigues Lemos realizou no dia 08 de março o lançamento virtual do livro "Botânica na Escola: enfoque no processo de ensino e aprendizagem". A obra, que resulta em uma compilação de trabalhos sob a organização do Professor Jesus, busca discutir o ensino e a pesquisa na área da Botânica.

Segundo, o Prof. Dr. Jesus Lemos, o lançamento físico do livro acontecerá em breve, considerando a possibilidade de promover em um congresso nacional. "Os autores e eu, Organizador, acreditamos que o livro - obra pioneira e única no Nordeste - trará uma contribuição extremamente rica aos profissionais de ensino (especificamente das áreas de Ciências e Biologia), bem como aos nossos alunos e ex-alunos do Curso de Ciências Biológicas, no que se refere ao uso de ferramentas didáticas a serem utilizadas na facilitação do ensino e da aprendizagem do conteúdo de Botânica (normalmente, por vários aspectos, negligenciado pela maioria dos professores) na Educação básica", destacou.

Confira a sinopse do livro:

Na contemporaneidade, a pesquisa científica é enfatizada como diretriz formadora nas licenciaturas, haja vista favorecer o desenvolvimento de habilidades relacionadas à autonomia diante do contexto da profissão e a importante tarefa de reflexão crítica, problematizando o campo de atuação do professor/da professora, tanto no que concerne aos processos educativos, posturas pedagógicas e conteúdos curriculares, quanto ao enfoque social, cultural e político, engendrados na profissão.

A postura reflexiva e crítica, impulsionada pela proposta de investigação científica, desafia os Biólogos a darem respostas novas às problemáticas relacionadas ao ensino da Botânica, e, por conseguinte, a proposição de novos saberes e atitudes diante do contexto ambiental. Nesse ínterim, encontramos nos estudos socializados nesta obra, não só a constatação dos problemas e desafios vividos pelo professor e pela professora de Biologia no processo de ensino e aprendizagem, mas, na perspectiva da pesquisa com intervenção, trazem propostas concretas de transformação da realidade e do contexto educativo, fazendo cumprir o papel da pesquisa em educação que é a produção de saberes e, portanto, a transformação da realidade educacional.

Os professores pesquisadores, autores desta coletânea de textos, apresentam ampla trajetória nas discussões e pesquisa no campo da Botânica e mostram-se preocupados com o ensino desse conteúdo nas escolas do Nordeste do Brasil, importante para a formação humana, para a construção de uma postura crítica diante do meio ambiente e das relações que estabelecemos como parte integrante da natureza.