Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > NAE/CSHNB promove campanha de doação de sangue e medula óssea

NAE/CSHNB promove campanha de doação de sangue e medula óssea

site

O Núcleo de Assistência Estudantil (NAE), da Universidade Federal do Piauí/Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (HEMOPI), irá promover entre os dias 26 e 28 de abril, a I Campanha de Doação de Sangue e de Medula Óssea do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros. A doação é aberta a todos os alunos, professores, técnicos administrativos e colaboradores desta instituição de ensino.

A iniciativa surgiu a partir da necessidade de institucionalizar ações de responsabilidade social que conectam a Universidade com o contexto em que está inserida, mobilizando todos(as) sobre a importância do desenvolvimento de ações de solidariedade.

De acordo com Anna Katarineassistente social do NAEa Comissão Organizadora da Campanha entende que doar é um ato contínuo. “É um ato que envolve toda a sociedade e que pode alcançar pessoas conhecidas ou não, o que faz tal gesto ser um ato profundo de humanismo e amor ao próximo”.

No que diz respeito ao Cadastro de Doadores Voluntários de Medula óssea, a profissional afirma que o HEMOPI tem trabalhado no sentido de esclarecer à comunidade que “O transplante de medula óssea é a única esperança de cura para quem tem algumas doenças hematológicas. É muito difícil encontrar um doador compatível, mesmo na família. A chance é de 1 em 100 mil. Por isso, em todo o Piauí, estão sendo cadastrados potenciais doadores e a coleta de cerca de 5 ml de sangue para realização de um exame que vai analisar dados genéticos, cujas informações serão armazenadas em um banco de dados mundial, chamado REDOME (Registro de Doadores de Medula Óssea). Cadastre-se. Você é a chance de vida para alguém”.