Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Produção de silagem desperta interesse nos alunos do Colégio Técnico de Bom Jesus

SAM 1127

Pelo oitavo ano consecutivo, o Colégio Técnico de Bom Jesus da Universidade Federal do Piauí (UFPI),  finaliza mais uma etapa bem sucedida de produção de silagem, que teve inicio ainda em dezembro, com a preparação e adubação de área irrigada para produção de milho.

Desde a preparação à colheita e processamento, o projeto, desenvolvido sob a coordenação do professor Tetuca, conta com a participação efetiva dos alunos do curso Técnico em Agropecuária.

SAM 1095

Para o aluno Cláudio Henrique, que cursa o primeiro módulo deste curso,   esse trabalho é bem educativo. "Aprendi muitas coisas importantes, como a polinização e fecundação da planta, o tempo de fermentação que a planta leva, a forma de armazenar, as máquinas que são utilizadas, ou seja, mesmo que no período seco os animais não tenham o alimento verde, mas tem a silagem que pode ser administrada como quiser", afirma.

SAM 1106

De acordo com o coordenador do projeto, professor Tetuca, foi plantada uma área de 1,78 ha de semente de milho híbrido, o que rendeu 63 toneladas de silagem, obtendo assim uma média de 35,3 toneladas por hectares, o que, para a região, representa uma produtividade elevada.

SAM 1068

Mas a melhor colheita refere-se à oportunidade de garantir uma aprendizagem significativa por parte dos alunos, ao acompanharem toda a cadeia produtiva de uma cultura rica de possibilidades como o milho, além de atender as necessidades de alimentação do rebanho animal desta unidade de ensino. “É uma oportunidade de aliarmos os conhecimentos teóricos à vivência prática de uma cultura, que vai desde os cuidados com a correção do solo, escolha da semente, tratos culturais, colheita, armazenamento, até questões práticas como garantir o alimento para o rebanho ovino, caprino e bovino do CTBJ que, no período mais seco, passa a dispor de uma fonte rica de alimentos como a silagem, por exemplo”,  ressaltou o professor Tetuca.