Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI participa de ações em combate ao Aedes aegypti no Dia Mundial da Saúde

UFPI participa de ações em combate ao Aedes aegypti no Dia Mundial da Saúde

Solenidade de sensibilização na SESAPI

Nesta quinta-feira (07), o Ministério da Saúde propõe como temática do Dia Mundial da Saúde, a mobilização em combate ao Aedes aegypti. Nesse sentido, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) participou de solenidade na Secretária de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI), ao lado de outras instituições da sociedade piauiense, como o Instituto Federal do Piauí (IFPI), a Polícia Militar (PM), e a Coordenação do PRONATEC. O objetivo do encontro foi discutir os avanços na saúde do Estado e desenvolver mecanismos e atividades de combate ao mosquito.

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes

Em seu pronunciamento, o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, destacou as ações desenvolvidas pela Instituição para a conscientização da comunidade. "A academia como espaço de discussão e formação de opinião deve se inserir na campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti. Desde o início de 2016, nós desenvolvemos ações como panfletagem no pórtico da universidade. Além de medidas de eliminação dos focos de proliferação do mosquito. A Comissão de Limpeza segue empenhada no cuidado com os canteiros, podas de árvores, principalmente nesse período chuvoso", afirmou.

O mosquito Aedes aegypti que é responsável pela transmissão do vetor da dengue, febre chikungunya e zika, alimenta-se de sangue humano e possui práticas geralmente diurnas. O Aedes se prolifera principalmente durante o verão, período do ano em que ocorre a elevação da temperatura e nos índices pluviométricos, facilitando a infestação.

unnamed 9

Atividade de panfletagem realizada no dia 19 de fevereiro

Dentre outras atividades desenvolvidas pela Instituição, o Reitor também participou no dia 19 de fevereiro do dia Z de Combate ao Aedes aegypti. A atividade, que faz parte da campanha Ação Nacional na Educação de Mobilização e Combate ao vetor transmissor do vírus Aedes aegypti, foi realizada no Centro de Ensino Médio de Tempo Integral (CEMTI) João Henrique de Almeida Sousa, no Bairro Morada Nova. Na ocasião foram distribuídos folhetos informativos e discussões sobre a temática.

No mesmo dia, o Colégio Técnico de Floriano (CTF) também promoveu um "faxinaço" ao redor do CTF e do Campus Amílcar Ferreira Sobral. O "faxinaço" é uma iniciativa do Grêmio Estudantil José Ribamar Leal e tem o apoio do Laboratório de Leitura e Produção e da Direção do CTF.

07 de abril: Dia Mundial da Saúde

O Dia 07 de abril foi instituído em 1948 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como data em comemoração ao Dia Mundial da Saúde. O intuito é conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional.

Segundo a lei brasileira 8.080 do ano de 1990, a saúde é um direito primordial do homem, devendo o Estado garantir as condições substanciais ao seu pleno exercício. A legislação também frisa que, para ter saúde, alguns elementos são essenciais, como por exemplo, alimentação, moradia, saneamento básico, meio ambiente, trabalho, renda, educação, atividade física, transporte, lazer e acesso aos bens e serviços essenciais.

Confira mais fotos: