Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > III Seminário Estadual do Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) em parceria com o Ministério da Educação - Secretária de Educação Básica e a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), promoveu na manhã desta quarta-feira (30) no Espaço Luís Pires do Atlântic City Clube, a abertura do III Seminário Estadual do Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

Com atividades de formação envolvendo leituras, estudos, seminários, oficinas, palestras e discussões, o evento segue até quinta-feira (31) discutindo os avanços das ações de formação de professores alfabetizadores e sua relação com os aspectos políticos, sociais, culturais e educacionais relativos ao momento histórico.

Mesa de abertura do evento

Estiveram presentes na mesa de abertura do evento a Coordenadora Geral do PNAIC, Prof. Dra. Antônia Edna Brito; a Coordenadora Adjunta do Pacto, Prof. Dra. Bárbara Mendes; a Vice-Reitora da UFPI, Prof. Dra. Nadir Nogueira; e o Secretário de Educação do município de Madeiro do Piauí, Raimundo de Araújo.

Segundo a Coordenadora Geral do PNAIC no Piauí, Profa. Dra. Antônia Edna Brito, o evento só tem a contribuir para a formação dos professores alfabetizadores. ”O objetivo do PNAIC é a melhoria qualitativa do processo de alfabetização e para isso ele investe em diferentes ações, como os eixos de formação continuada, o de mobilização social de material didático e de avaliação. O compromisso da Universidade com a formação continuada é formar os professores alfabetizadores do Estado do Piauí na perspectiva do letramento, para que eles tenham condições de pensar melhor as suas práticas pedagógicas, atuar com autonomia  e para que nós possamos superar o grande desafio da alfabetização no contexto brasileiro”, destacou.

antiniaedna

Coordenadora Geral do PNAIC no Piauí, Profa. Dra. Antônia Edna Brito

“Em 2013 nós formamos 7963 professores alfabetizadores quando iniciaram as ações do Pacto, em 2014 nós formamos 7772 professores e agora em 2015 nós formamos 8030 professores alfabetizadores. Diante desses números podemos observar que os professores vêm desenvolvendo práticas fundamentadas para melhorar o ensino em sala de aula”, enfatizou a coordenadora.

Prof. Dra. Nadir Nogueira, Vice-Reitora da UFPI

A Vice-Reitora da Universidade Federal do Piauí, Prof. Dra. Nadir Nogueira, afirmou o compromisso da Instituição com formação dos professores da educação básica. “A Universidade assumiu o compromisso de trabalhar na formação e na capacitação dos professores que trabalham na formação dos nossos jovens, para que possamos continuar avançando nas abordagens pedagógicas, nas relações com o município, com o estado, com os familiares, aliando e trabalhando a educação como uma das atividades mais transformadoras do mundo”, ressaltou.

Confira mais fotos: