Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI lança campanha de vacinação contra a Caxumba

UFPI lança campanha de vacinação contra a Caxumba

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), em parceria com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), realiza durante toda esta semana, a campanha de vacinação para o controle da Parotidite Infecciosa, popularmente conhecida como Caxumba, que tem como objetivo evitar a propagação da mesma. A Superintendência de Recursos Humanos (SRH) da UFPI, por meio da FMS, disponibilizou cerca de 1000 vacinas da Tríplice Viral, que além de prevenir contra os vírus da caxumba, ajuda a bloquear a infecção do vírus de doenças como sarampo e rubéola e que inicialmente serão disponibilizadas para os servidores e terceirizados do Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina.

A caxumba é uma doença aguda e contagiosa, causada por um vírus que se manifesta principalmente pelo edema (inchaço) das glândulas salivares, que se tornam dolorosas, especialmente as situadas na zona do ângulo do maxilar inferior. Existem geralmente outros sintomas como febre, mal-estar geral, dores ao mastigar e engolir.

Enfermeira da Diretoria de Saúde da PMT, Mauricélia Santos Sousa

A Enfermeira da Diretoria de Saúde da Zona Leste-Sudeste, da Prefeitura Municipal de Teresina, Mauricélia Santos Sousa, destaca a importância dessa campanha e reafirma o objetivo que é prevenir a propagação da doença. "A importância da vacina é justamente prevenir a propagação e as complicações, porque agora ela está vindo também acompanhada de várias complicações que não existiam há décadas”, afirmou.

Assistente Social da UFPI, Líbia Mafra

Para a campanha foram solicitadas mil doses de vacina para serem disponibilizadas inicialmente aos servidores e terceirizados. De acordo com a Assistente Social da UFPI, Líbia Mafra, “essas ações voltadas para prevenção e promoção da saúde do servidor, servem como uma forma de valorizar os trabalhadores da nossa Instituição”, destacou.

Funcionária recebe a vacina contra a Caxumba

Confira datas, horários e locais de vacinação:

De 28 a 30.03.2016 (segunda à quarta-feira) de 08:30h as 11:30h e de 13:30h às 15:30h – Na sala da Prefeitura Universitária/PREUNI;
Dia 31.03.2016 (quinta-feira) de 08:30h as 11:30h e de 13:30h às 15:30h – No posto de vacina do Colégio Técnico de Teresina/CTT;
Dia 01.04.2016 (sexta-feira) de 08:30h as 11:30h e de 13:30 às 15:30h – Na Bilioteca Central, piso superior.

vacinavideo.jpg