Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > HU: uma luta da comunidade ufpiana, uma conquista da sociedade piauiense
Início do conteúdo da página

HU: uma luta da comunidade ufpiana, uma conquista da sociedade piauiense

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

"O Hospital Universitário está pronto. Faremos aqui ensino de graduação e pós-graduação de qualidade", com estas palavras o reitor da Universidade Federal do Piauí, Luiz de Sousa Santos Júnior, apresentou o HU a autoridades políticas e jornalistas dos diversos veículos de imprensa do Estado durante café da manhã realizado hoje (16), no Hall do hospital.

Representantes do legislativo municipal, estadual e federal marcaram presença e manifestaram apoio à abertura do HU, como o Senador Ciro Nogueira (PP); o Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Estadual Temístocles Filho (PMDB); Deputada Estadual Margarete Coelho (PP); Deputada Estadual Rejane Dias (PT); Vereadora Teresa Brito (PV); o Secretário Estadual de Saúde, Ernani de Paiva Maia e o Presidente da Fundação Municipal de Saúde, João Batista Rodrigues Filho.

 

Reitor da UFPI, Luiz Júnior, recebeu políticos e jornalistas para café da manhã de apresentação do HU

A Deputada Estadual Margarete Coelho falou da intenção de formar uma comissão com deputados estaduais para ir à Brasília solicitar a abertura do Hospital Universitário. "Lutar pela abertura do HU é uma questão emergencial. É uma situação absurda privar o povo do HU ao vemos que falta apenas a parte mais barata, que é a contratação de pessoal, para que o hospital funcione", disse.

Deputada Estadual Margarete Coelho parabenizou o fato do HU ter um espaço voltado para a saúde da mulher

O Editor-Chefe do Jornal Diário do Povo, Zózimo Tavares, esteve presente no café e acompanhou toda a apresentação às dependências do HU. O jornalista declarou ter ficado ao mesmo tempo extasiado, diante de uma obra pública verdadeiramente magnífica e necessária, e indignado, por ela não funcionar.

O Hospital Universitário abrirá para o atendimento ao público já conveniado ao Sistema Único de Saúde (SUS). O Secretário Estadual de Saúde, Ernani Maia, explicou que o maior estrangulamento no Sistema Único de Saúde ocorre na assistência e no atendimento de média e alta complexidade. "A abertura do HU é um fato de relevante importância para o ensino e para reduzir o estrangulamento no atendimento de média e alta complexidade no Estado; além de ser um fato histórico para o ensino superior no Estado", declarou.

Secretário Estadual de Saúde, Ernani Maia

O Secretário Municipal de Saúde, João Batista Rodrigues Filho, elogiou as instalações do Hospital Universitário e falou da importância do hospital ser conveniado ao Sistema Único de Saúde. "Ter um hospital 100% SUS, voltado às pessoas carentes que serão atendidas como se fosse a um hospital particular é um avanço muito grande, como será o caso do HU".

Além do serviço que será prestado à sociedade, o HU é aguardo com expectativa principalmente pelos estudantes dos cursos da área de saúde da UFPI, que terão um campo de estudo com estágio e pesquisa integrados em um mesmo local. "Teresina tem pouco campo para estágio em Enfermagem, e nesses poucos lugares a gente não se sente em casa. Com o HU a gente terá tudo perto: campo de estudo e estágio. Também sou da área de pesquisa, então estou na expectativa de estudar e trabalhar no HU", disse Fernanda Soares, acadêmica do 6º período de Enfermagem.

Estudantes de Enfermagem da UFPI

Fernanda Soares, acadêmica do 6º período de Enfermagem, feliz com a possibilidade de estagiar e trabalhar no HU

A Deputada Estadual Rejane Dias reiterou seu apoio como representante do legislativo em lutar pela abertura do HU. "Há uns três meses a bancada estadual do PT esteve em Brasília e lá nos disseram que, dentre todos os hospitais universitários do Brasil, o mais fácil de ser aberto é o HU da UFPI. Colocamos a necessidade urgente de abrir o HU, porque é triste que toda essa estrutura não seja utilizada. Deixaram claro que em setembro ele estaria de portas abertas. Vamos cobrar que isso realmente aconteça, porque não dá mais para criar expectativas", comprometeu-se.

Deputada Estadual Rejane Dias

O Hospital Universitário é uma luta da sociedade piauiense. A atual gestão da UFPI, com apoio conjunto da bancada de políticos piauiense, conseguiu concluir a infraestrutura física e equipar o HU. Para que o hospital abra suas portas para o atendimento à população falta apenas a realização do concurso público, que ainda aguarda liberação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

 

 

MEMORIAL DESCRITIVO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO/UFPI


Instituição 
Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí é uma unidade de ensino, pesquisa e prestação de serviços de saúde à comunidade.

Descrição
O Hospital Universitário, órgão suplementar da Universidade Federal do Piauí, propõe-se a ser um centro de referência na assistência a pacientes do Sistema Único de Saúde, desenvolvendo um trabalho de excelência na realização de procedimentos de média e alta complexidade. Além disso, visa conjugar atividades de ensino, pesquisa e extensão, para os cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Medicina, Enfermagem, Odontologia, Farmácia, Nutrição, Educação Física , Fisioterapia e outras áreas afins valorizando, assim, os princípios de humanização com racionalização de recursos e otimização de resultados.

Clientela
Pacientes encaminhados através da central de marcação do SUS do município de Teresina-PI.

Dimensões
Área externa: 12.404,26 m²
Área construída: 21.596,54 m²

CAPACIDADE INSTALADA DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

201 leitos para internação de enfermaria;
15 leitos de UTI adulto;
06 leitos de UTI pediátrica;
08 leitos de UTI coronariana
10 salas cirúrgicas;
03 salas para cirurgias odontológicas bucomaxilo;
03 salas para pequenas cirurgias;
02 salas de vídeo endoscopia
19 salas para exames especializados;
12 salas para análises clínicas e patológicas;
53 consultórios, voltados à prestação de serviços médicos e ao ensino teórico/prático nas ciências da saúde.

 

Fim do conteúdo da página