Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professora Lilian Catenacci é selecionada para fazer parte da Wildilfe Disease Association

A Professora Lilian Catenacci, responsável pela disciplina de Clinica e Manejo de Animais Silvestres da Universidade Federal do Piauí (UFPI) Campus Professora Cinobelina Elvas (Bom Jesus), foi selecionada para fazer parte da Associação de Doença de Animais Silvestres (Wildlife Disease Association) no ano de 2016. Ela concorreu com cientistas de toda América Latina para uma das quatro vagas.

Esta associação foi criada por biólogos norte-americanos e canadenses há mais de 60 anos e hoje possui sede nos EUA. Ela publica um dos mais conceituados jornais da área de doença de animais silvestres em vida livre (in situ) e cativeiro (ex situ), o Journal of Wildlife Diseases. Além disso, tem forte atuação científica com conferências e membros espalhados por todo o mundo.

A Professora relata que desde 2001 é associada à Associação Brasileira de Veterinária de Animais Selvagens (ABRAVAS) e durante sua atuação na diretoria da Abravas, viabilizou um curso de clínica de animais silvestres para a UFPI/Campus de Teresina, em parceria com o Centro de Ciências Agrárias da UFPI, Campus Teresina, o Zoológico de Teresina e o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Piauí (CRMV/PI). “Continuo membro associada da ABRAVAS, mas fazer parte da WDA vai abrir ainda mais meu leque de oportunidades e troca de experiências, uma vez que esta associação contempla todos os profissionais que tem interesse no conceito de “uma única saúde (One health)”: interação entre saúde humana, animal e do meio ambiente. Espero poder levar toda esta bagagem para sala de aula, assim que retornar do doutorado, em 2017”.

A outra grande notícia é que a professora ainda pode indicar um aluno para fazer parte da Associação. “Indiquei a aluna Isadora Fontenelle, que é representante do nordeste e membro da diretoria do grupo de estudos de animais selvagens do Brasil (Geas Brasil)”. Isadora sempre se interessou pela medicina de animais selvagens, tendo realizado intercâmbios na África do Sul e na Austrália nos últimos anos.

O GEAS Brasil foi formado e coordenado pela Dra. Lilian Catenacci durante a sua gestão na diretoria da ABRAVAS e hoje conta com 55 grupos de estudantes filiados ou em processo de filiação. “Ter um estudante de graduação do nordeste já engajado neste tema e com conexão com a ABRAVAS e a WDA fortalecerá ainda mais a área de animais selvagens na nossa região e no nosso país”, afirma a professora.

Professora Lilian Zoologico de St Louis Missouri

Professora Lilian Catenacci