Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Laboratório de Energias Renováveis da UFPI recebe novos equipamentos

Laboratório de Energias Renováveis da UFPI recebe novos equipamentos

unnamed 2

Entrega de equipamentos no laboratório de energias renováveis

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou no dia 04 de março a entrega de dois novos equipamentos ao Laboratório de Energias Renováveis vinculado ao Curso de Engenharia Mecânica desta Instituição. Trata-se de um túnel de vento e uma impressora de prototipagem rápida, impressora 3D, necessários para desenvolver pesquisas na área de aerodinâmica, energia eólica e solar.

Durante a ocasião, estiveram presentes o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; o Pró-Reitor de Ensino de Pós-Graduação, Prof. Dr. Helder Nunes; a Diretora do Centro de Tecnologia, Profa. Dra. Nícia Leite; o Coordenador do Curso de Engenharia Mecânica, Prof. Me. Francisco Olímpio; além de docentes, estudantes e servidores daquele departamento.

unnamed 1

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes

Para o Reitor da UFPI, a aquisição dos novos equipamentos é fundamental para aprimorar o aprendizado dos estudantes. "Nós adquirimos equipamentos de ponta para o Curso de Engenharia Mecânica, como por exemplo, o túnel e a impresso, então são equipamentos que nem todas as universidades brasileiras possuem. Eu vejo, que essas ações fazem com que não só fomentem a pesquisa, mas também melhore a qualidade de formação dos nossos engenheiros mecânicos neste curso de graduação", afirmou.

Coordenador do Curso de Engenharia Mecânica, Prof. Me. Francisco Olímpio

O Coordenador do Curso de Engenharia Mecânica, Professor Francisco Olímpio, explica a importância dos itens para a pesquisa. "A minha parte por exemplo é a simulação de fluídos, então o que precede a prototipagem e a parte do túnel de vento são as áreas comparativas de como esse modelo se comporta. O túnel de vento, junto dessa ferramenta de CFD, deixa o laboratório com uma ampla área de análises dessas energias", finalizou.

Confira o vídeo:

12722212 1238332272847060 1039435532 o