Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Estação de Aquicultura em Parnaíba realiza atividade de manejo sustentável

Estação de Aquicultura em Parnaíba realiza atividade de manejo sustentável

A Estação de Aquicultura do Campus Ministro Reis Veloso da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Parnaíba, recebeu, na última quinta-feira (09), a visita de estudantes, estagiários e graduados do Curso de Engenharia de Pesca para realizar o manejo de formação de matrizes/reprodutores dos peixes criados na estação.

Entre as espécies cultivadas na Estação, estão o tambaqui, piratinga, tilápia, pirarucu, carpa e o curimatã (espécie nativa oriunda da Bacia do Parnaíba) que está em processo de domesticação.

ESTACAO

Estudantes, estagiários e graduados do Curso de Engenharia de Pesca da UFPI realizam atividades com espécies criadas na Estação

O diretor do Campus, Prof. Dr. Alex Marinho, ressalta a importância do Estação para o desenvolvimento de pesquisa. “Estamos avançando na estruturação da Estação de Aquicultura, com técnicas contemporâneas, instituindo plano estratégico para avançar nas atividades de pesquisa, extensão, ensino, inovação e empreendedorismo social para atender os diversos seguimentos da sociedade”,.afirma.

ESTAVAIK

Entre as atividades, foram realizadas a biometria com medidas de comprimento e peso e sexagem (método de identificação do sexo)

O Coordenador do Projeto Sementes dos Saberes Agroecológicos, Prof. Dr. Josenildo Souza e Silva, destaca as atividades de manejo sustentável da aquicultura. “Cumprimos as etapas de despesca dos animais por espécies dos viveiros escavados; aclimatação em tanques com circulação de água e oxigenação; anestesia com produtos naturais (óleo de cravo da Índia) para evitar sofrimento do animal ao longo do manejo; biometria com medidas de comprimento e peso e sexagem (método de identificação do sexo)”, explica.

A bolsista do Projeto Estação Delta, Kele Mary, destaca a importância atividades práticas. “Faz com que possamos ganhar confiança no manejo dos peixes e verdadeiramente aprender sobre aquicultura”, conta

A ação realizou ainda a identificação de animais maduros aptos para a desova induzida; sepsia com utilização de sal; definição da dieta nutricional; e o biomonitoramento animal.