Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Livro "Arte como experiência: cinema, intertextualidade e produção de sentidos" é lançado pela EDUFPI

A Editora Universitária da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI) realizou recentemente o lançamento de mais uma obra. O livro "Arte como experiência: cinema, intertextualidade e produção de sentidos", de autoria do historiador Jaislan Honório Monteiro, é resultado da sua dissertação de Mestrado defendida junto ao Programa de Pós-Graduação em História do Brasil da UFPI (PPGHB/UFPI).

livro jaislan2Jaislan Honório Monteiro com a sua obra "Arte como experiência: cinema, intertextualidade e produção de sentidos"

Em síntese, a pesquisa analisou as novas perspectivas da arte brasileira no período dos anos 1960/70, dando especial atenção aos estilos cinematográficos que passaram a se relacionar com as demandas políticas e culturais do contexto. A partir dessa perspectiva, o autor procurou obter uma melhor compreensão das relações de poder no interior do cinema brasileiro, tentando responder como se comportaram artistas e produtores culturais em tempos de ditadura militar.

“Valendo-se de uma perspectiva intertextual e multidisciplinar, o trabalho refuta uma história linear dos movimentos culturais e comportamentais como forma de interrogar a relação destes elementos com a indústria cultural, o mercado de consumo e as semioses da cultura urbana. A narrativa se dedicou ainda a examinar a conexão entre o advento das novas tecnologias e a inventividade dos experimentos artísticos elaborados pela juventude brasileira na construção de outros códigos culturais para a época em estudo”, explica o autor.

Sobre o autor:

Jaislan Honório Monteiro é graduado em História (UFPI) e Mestre em História do Brasil (PPGHB/UFPI). Foi bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Programa Luso-Brasileiro Santander Universidades (atuando junto a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa - Portugal). Organizou os livros "Itinerários da Pesquisa em História: a polifonia de um campo" (EDUFPI/2014) e "História, arte e invenção: narrativas da história" (Editora Intermeios/2012). Recebeu, dentre outras distinções acadêmicas, a Láurea Universitária da UFPI como reconhecimento de mérito pelo conjunto de sua trajetória acadêmica.