Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI empossa 12 novos membros ao Comitê de Ética de Experimento Animal

UFPI empossa 12 novos membros ao Comitê de Ética de Experimento Animal

Solenidade aconteceu no Salão Nobre da Reitoria

Na tarde desta quarta-feira (09), o Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes realizou a cerimônia de posse dos doze novos membros do Comitê de Ética de Experimento Animal desta institutição.

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes

Durante a posse o Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes destacou  a grande contribuição do comitê para o crescimento da pesquisa da Universidade. Além disso, ressaltou a importância das posses . "Na nossa gestão duplicamos o número de bolsas e isso fez aumentar a produtividade dentro dos campi. Por fim, eu quero agradecer pelo trabalho e empenho em aceitar fazer parte desse comitê, visando o crescimento e a  construção da nossa Universidade". afirmou.

Pró-Reitor de Pesquisa, Prof. Dr. Pedro Vilarinho

O Pró-Reitor de Pesquisa, Prof. Dr. Pedro Vilarinho, destaca o crescimento nos últimos três anos da sensibilidade ética da sociedade com esses animais que passam por esse processo de experimentação. "Para a ciência crescer e evoluir, para podermos conseguir benefícios pra a humanidade as vezes tem que usar desses artifícios, Mas que tenhamos plena convicção de que estamos minimizando o sofrimento desses animais". esclarece o Pró-reitor.

Presidente do Comitê, Profª. Dra. Ivete Lopes de Mendonça

Para a Presidente do Comitê, Profª. Dra. Ivete Lopes de Mendonça, a importância do comitê de ética de experimento animal é relevante. “Todos os projetos de pesquisa que envolvam animais na universidade tem que passar e ser aprovado por um comitê de ética”. Então toda a pesquisa dentro da universidade e nos campus foras de sede são regidos pelo comitê de ética, seguindo todas as recomendações e todas as diretrizes.

Confira abaixo os nomes dos novos membros que faram parte desse novo Comitê de Ética de Experimento Animal.

• Profª Dra. Waldilleny Ribeiro de Araújo Moura – Vice-presidente (Departamento de Biofísica e Fisiologia/CCS)

• Profª Dra. Ana Lys Bezerra Barradas Mineiro – Títular (Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinária/CCA)

• Profª Dra. Lúcia da Silva Fontes – Títular (Departamento de Biologia/CCN)

• Prof. Paulo Auricchio – Títular (Departamento de Biologia/CCN)