Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Aula Inaugural do DINTER em Tecnologia e Sociedade

Aula Inaugural do DINTER em Tecnologia e Sociedade

Na noite dessa segunda-feira (07), a Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou a abertura do Doutorado Interinstitucional resultado da parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O DINTER tem por objetivo a concessão do título de Doutor em Tecnologia e Sociedade, de professores das Unidades de Ensino Técnico Profissional vinculadas a esta instituição.

REITORA.jpg

Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira

Em seu pronunciamento, a Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira, ressaltou a importância da capacitação interna para o crescimento da universidade. "A qualificação de recursos humanos é uma política permanente, e os Colégios Técnicos não poderiam ficar de fora desse sistema. Nós temos a preocupação com a formação do nosso estudante de graduação, que é um reflexo da qualificação de nossos docentes, então, com os professores do ensino técnico não poderia ser diferente. Hoje é um momento histórico, porque estamos comemorando a criação da Superintendência do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, além da abertura deste doutorado para a capacitação de nove docentes dos colégios de Bom Jesus, Floriano e Teresina".

DSC 0418

Pró-Reitor de Ensino de Pós-Graduação, Prof. Dr. Helder Nunes

Para o Pró-Reitor de Ensino de Pós-Graduação, Prof. Dr. Helder Nunes, a qualificação visa futuramente a inclusão desses docentes em programas de mestrado e doutorado da UFPI. "Nós ficamos felizes com a aprovação da CAPES para a realização deste DINTER em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Nós precisamos trabalhar com a qualificação e os professores dos Colégios Técnicos são a nossa prioridade nessa gestão", afirmou.

DSC 0407

A Coordenadora da Pós-Graduação em Tecnologia da UTFPR, Profa. Dra. Faimara do Rocio Strauhs, destacou o caráter social da pós-graduação. "A parceria com a UFPI é importante, porque estamos nos inserindo socialmente, e buscando atingir nossas metas, que consistem em compartilhar o nosso conhecimento e a excelência. Então, é importante para a instituição receptora, porque estaremos ajudando na formação de pessoas com maior qualificação, no entanto, iremos nos inserir socialmente como um dos objetivos propostos pelo nosso programa".

O Doutorado Interinstitucional (DINTER) são turmas de doutorado conduzidas por uma instituição promotora (nacional) nas dependências de uma instituição de ensino e pesquisa receptora, localizada em regiões, no território brasileiro ou no exterior, afastadas de centros consolidados em ensino e pesquisa. As turmas estão vinculadas a programas de pós-graduação nacionais recomendados e reconhecidos com nota igual ou superior a 5. A instituição promotora é responsável por garantir o nível de qualidade das atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas por seu programa de pós-graduação na instituição receptora.

DSC 0490