Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Estudantes do Curso de Artes Visuais realizam exposição sobre a Batalha do Jenipapo

IMG 3033

Exposição aconteceu no Curso de Artes Visuais, no Centro de Ciências da Educação

A Batalha do Jenipapo consistiu na decisiva luta de piauienses contra as tropas portuguesas em pleno século XIX. Com o intuito de divulgar essa participação do Piauí na guerra da Independência do Brasil, os estudantes do Curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Piauí (UFPI), realizaram na tarde dessa quarta-feira (02), no Centro de Ciências da Educação (CCE), uma exposição de gravuras em homenagem a Batalha do Jenipapo.

A exposição foi coordenada pela professora da disciplina de Gravura, Yolanda Carvalho, juntamente com os estudantes do 4° período do Curso de Artes Visuais da UFPI. Ao longo de três semanas, os estudantes se dedicaram a produzir xilogravuras que ilustrassem como ocorreu a batalha que fez o Piauí entrar para a História do Brasil.

IMG 2935

Professora Yolanda Carvalho

A professora Yolanda Carvalho, idealizadora da exposição, destacou o envolvimento dos estudantes e apresentou o próximo projeto da turma. “A turma se envolveu muito quando estudaram a História do Piauí. Então, com o objetivo de divulgar essa história que é pouco conhecida até mesmo entre os piauienses, nós temos a intenção de lançar um livro sobre a Batalha do Jenipapo, com as xilogravuras produzidas aqui no Curso de Artes, a partir da visão dos acadêmicos da Universidade”.

IMG 2968

Estudante Francisco Carvalho

O estudante Francisco Mendes afirmou a importância dessa contribuição para os piauienses. “Eu acho esse tipo de trabalho bastante interessante, pois aqui em Teresina, a nível de Brasil e Nordeste, pelo que se consta, nunca teve uma representação da Batalha do Jenipapo em xilogravura, e nós somos a primeira turma que está trabalhando com isso, fazendo desse fato uma coisa histórica”, destacou.

Confira mais fotos:

IMG 2927