Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Curso de Ciências Econômicas celebra 40 anos com homenagens e lançamento de livro

Na tarde desta quarta-feira (02), o Curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Piauí (UFPI) comemorou 40 anos. A data foi celebrada com uma homenagem a professores que já passaram pelo curso. A programação contou ainda com palestra do Prof. Edson José de Castro Lima, um dos fundadores do curso, além do lançamento do Informe Econômico comemorativo aos 40 anos do curso, e do livro "Economia Solidária no Piauí", organizado por professores e estudantes. A solenidade aconteceu no Cine Teatro da UFPI.

Mesa de honra da solenidade dos 40 anos do Curso de Ciências Econômicas

Na mesa de honra estiveram presentes o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; a Vice-Reitora, Profa. Dra. Nadir Nogueira; a Vice-Governadora do Piauí, Margareth Coelho; a Vereadora da Câmara Municipal de Teresina, Rosário Bezerra; a Chefe do Departamento de Ciências Econômicas da UFPI, Romina Julieta Sanches; o Subcoordenador do Departamento de Ciências Econômicas, Prof. Dr. Samuel Costa Filho; o Presidente do Conselho Regional de Economia, Edson Chaves; e o estudante Paulo Henrique Pereira Junior, representando o Centro Acadêmico de Economia.

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes

O Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, ressaltou a importância do Curso de Ciências Econômicas para o desenvolvimento do Piauí. “A contribuição da UFPI para o crescimento e desenvolvimento do Estado tem uma participação muito significativa do Curso de Economia. O DECON contribui com a formação de profissionais que têm assumido cargos importantes e que são responsáveis por conduzir o destino do Estado”, destacou.

Vice-Governadora do Piauí, Margareth Coelho

Para a Vice-Governadora do Piauí, Margareth Coelho, o Curso de Ciências Econômicas é também uma escola de cidadania. “A matéria prima do trabalho do economista é imaterial e, ao mesmo tempo, transformadora. E o DECON pode olhar para trás com orgulho de que formou homens e mulheres em uma escola não apenas de economia, mas também de cidadania”, observou.

Lançamento do livro Economia Solidária do Piauí

Abordando o tema empreendimentos econômicos solidários do Estado e as orientações para o fortalecimento desses negócios, o livro “Economia Solidária no Piauí” foi lançado nesta quarta-feira (02), no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI), marcando o aniversário de 40 anos do Curso de Economia da Instituição.

A obra, que é organizada pelos professores do Departamento de Ciências Econômicas (DECON) da UFPI, Solimar Oliveira Lima, Romina Paradizo e Juliana Portela do Rego Monteiro, apresenta o mapeamento e a caracterização dos empreendimentos econômicos solidários no Piauí, fornecendo, de forma didática, clara e ilustrada, orientações para o fortalecimento dos empreendimentos econômicos solidários.

Chefe do Departamento de Ciências Econômicas da UFPI, Romina Julieta Sanches

Segundo a Profa. Dra. Romina Paradizo, o DECON já trabalha com economia solidária desde 2009 com o Prof. Dr. Solimar Oliveira Lima. “Hoje temos o núcleo de pesquisa e extensão em economia solidária (NUPEES). Dada essa experiência, percebemos algumas fragilidades comuns aos grupos de economia solidária. Dessa forma, aproveitamos a equipe de professores e alunos envolvidos no NUPEES e resolvemos fazer esse livro, para mostrar alguns resultados do mapeamento realizado pelo Núcleo e apresentar orientações para o fortalecimento dos empreendimentos econômicos solidários. É importante ressaltar o comprometimento e a participação dos discentes do curso, sem nossos alunos esse projeto não teria sido possível”, explica.

O Departamento de Ciências Econômicas tem, historicamente, contribuído com o enriquecimento do conhecimento e da crítica não só no estado do Piauí, mas também nacionalmente, com obras como o Informe Econômico, publicado desde 1997. “O livro "Economia Solidária no Piauí" vem para reforçar o compromisso que o DECON e a UFPI têm com a comunidade, de expansão do conhecimento para além dos muros da Universidade. Poder contribuir para o desenvolvimento da economia piauiense é o maior objetivo do DECON, inclusive por meio dessa publicação”, conclui a professora.

Acompanhe o vídeo:

40 anos Curso Ecônomia