Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > HU-UFPI recebe 70 novos residentes

HU-UFPI recebe 70 novos residentes

Solenidade aconteceu no auditório do HU-UFPI

Na manhã desta terça-feira (01), o Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) recepcionou, em solenidade realizada no auditório do hospital, 70 novos residentes, que ingressam nos 21 programas de residência ofertados pela Instituição. O evento faz parte de uma programação que se estende até sexta-feira, com palestras, mesas redondas e visitas a setores do Hospital Universitário.

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes

O Reitor da UFPI, Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, destacou que o evento coincide com o dia em que se celebra os 45 anos da Universidade Federal do Piauí e que, neste momento, a recepção aos novos residentes acontece em um ambiente no qual há muito o que ser comemorado. “Nos últimos três anos, avançamos no que diz respeito à gestão de pessoas. A atual gestão se caracteriza por ser participativa e compartilhada, mas especialmente por valorizar as pessoas e investir em nossos recursos humanos. Os novos residentes se somam, agora, a todos que fazem a UFPI”, afirmou o Reitor.

Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira

Também presente no evento, a Vice-reitora da UFPI, Dra. Nadir Nogueira, ressaltou a importância de formação qualificada para que os residentes possam contribuir para a melhoria da saúde pública no país. “Temos capital humano, pessoas com competência para transmitir conhecimento e possibilitar que esses profissionais retornem à sociedade aplicando seus saberes ao prestar assistência ao paciente, contribuindo para a melhoria dos indicadores relacionados à saúde no Piauí e no Brasil”, afirmou a Vice-reitora.

Superintendente do Hospital Universitário, Dr. José Miguel Luz Parente

O Superintendente do Hospital Universitário, Dr. José Miguel Luz Parente, ressaltou o papel do HU como hospital escola e como referência em serviços de média e alta complexidade no Piauí. "Ampliamos significativamente o número de residências nos últimos dois anos, estamos contribuindo para a formação dos profissionais em diferentes áreas da saúde e, além disso, continuamos os avanços na prestação de uma assistência de qualidade, ampliando nossos serviços", pontuou o Superintendente.

Dra. Marta Rosal, Gerente de Ensino e Pesquisa do HU

A Dra. Marta Rosal, Gerente de Ensino e Pesquisa do HU, explanou a evolução dos programas de residência, ressaltando que, em 2016, ampliou-se o número de residências oferecidas pelo Hospital Universitário. “São seis novas residências médicas e duas novas residências multiprofissionais, assim, agora teremos o total de 18 residências médicas, cinco multiprofissionais, além da residência em Bucomaxilo, que já ofertamos”, explica.

O residente em Ginecologia e Obstetrícia, Dr. Carlos Eduardo Almeida, pontuou sua satisfação em retornar à UFPI, agora como residente. “Embora tenha tido êxito em outros programas, optei por ficar aqui. Minha decisão se baseou na qualidade dos serviços, no ambiente de ensino hoje proporcionado pelo HU e na competência dos profissionais que aqui atuam e nos acompanharão”, declarou.

O médico e residente Felipe Osório falou de sua expectativa ao ingressar no programa de residência em Ginecologia e Obstetrícia. “Ao tempo em que esta Instituição auxilia em nossa formação, nós estamos aqui também com a intenção de contribuir para a prestação de serviços à sociedade. Trata-se de uma contribuição mútua e, assim, é um grande prazer retornar à UFPI”, comentou o Dr. Felipe.

“Podemos dizer que, para os novos residentes, é uma conquista ingressar em um programa de residência em um hospital universitário federal como o HU-UFPI que faz ensino, pesquisa, extensão e presta uma assistência qualificada a seus usuários”, concluiu a Dra. Marta Rosal.

As novas residências médicas abrangem as seguintes áreas: Endocrinologia, Endoscopia Digestiva, Geriatria, Medicina Intensiva, Cirurgia Plástica e Reumatologia. Em relação às residências multiprofissionais, a oferta de 2016 contempla Psicologia e Fisioterapia.

Também estiveram presentes na solenidade o Gerente de Atenção à Saúde do HU-UFPI, Dr. Eulálio Damázio da Silva; a Gerente Administrativo do HU-UFPI, Maria Rachel de Castro; o Coordenador Executivo da Residência Médica, Dr. Gerardo Vasconcelos; aCoordenadora de Estágio Obrigatório da Pró-Reitoria de Graduação, Profa. Rosália Brandim; o Coordenador da Comissão de Residência  Multiprofissional em Saúde e em Área Profissional de Saúde (COREMU/UFPI), Dr. Francisco Lima Silva, além de residentes, professores, preceptores e outros profissionais da área de saúde que atuam no Hospital Universitário.